Jornada São Paulo Exporta (SPEx) incentiva e prepara empresas à prática de exportações - CIESP

Jornada São Paulo Exporta (SPEx) incentiva e prepara empresas à prática de exportações

Amanda Viana, Agência Ciesp de Notícias

Com o intuito de demonstrar para as empresas quais os caminhos e os processos para a exportação de produtos, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos  (Apex-Brasil) e o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), estão promovendo a Jornada São Paulo Exporta (SPEx).

O SPEx mostra como pequenas e médias empresas podem incluir seus produtos no mercado internacional, além de orientar quais as melhores práticas para trabalhar com a exportação. A Jornada já teve três edições em 2015, nas cidades de Bauru, Ribeirão Preto e Indaiatuba, com mais de 200 reuniões entre indústrias e comerciais exportadoras.

O evento é gratuito e dividido em duas partes: durante a manhã, são realizados seminários e palestras com o objetivo de esclarecer os procedimentos das operações de comércio exterior e expor quais as ferramentas disponíveis para acesso ao mercado internacional.

A Rodada de Negócios entre as indústrias e as empresas comerciais exportadoras – Trading Companies – é realizada no período da tarde, e busca fomentar as exportações, ampliar os canais de distribuição no exterior para as empresas que já exportam e proporcionar oportunidades para os que ainda não vendem seus produtos no mercado internacional.

Participantes da Jornada em Ribeirão Preto, Cleber Telini e Marlon de Faria ficaram satisfeitos em adquirir mais conhecimento sobre exportação. “Aqui aprendemos como dar os primeiros passos para uma grande caminhada de negócios. Exportar com conhecimento e ajuda do Ciesp vai nos ajudar neste novo mercado”, afirmaram os representantes da empresa Viasol.

Na última edição do SPEx (28/5), em Indaiatuba, a estimativa de negócios imediatos alcançou USD 1.200.000,00, com expectativa para os próximos 12 meses em USD 1.800.000,00. A próxima Jornada São Paulo Exporta (SPEx) será realizada em Cotia, no dia 27 de agosto.