Jornada São Paulo Exporta (SPEx) incentiva e demonstra para as empresas quais os caminhos para a exportação - CIESP

Jornada São Paulo Exporta (SPEx) incentiva e demonstra para as empresas quais os caminhos para a exportação

Agência Ciesp de Notícias,

Com o intuito de demonstrar para as empresas quais os caminhos e os processos para a exportação de produtos, as diretorias regionais de Cotia e Osasco do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) realizam, no dia 10 de setembro, a Jornada São Paulo Exporta (SPEx).

O evento, que acontece em Cotia, é uma iniciativa do Ciesp, da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos  (Apex-Brasil), da Fundação Vanzolini, do Sebrae-SP e do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx).

O SPEx mostra como pequenas e médias empresas podem incluir seus produtos no mercado internacional, além de orientar quais as melhores práticas para trabalhar com a exportação. A Jornada já teve três edições em 2015, nas cidades de Bauru, Ribeirão Preto e Indaiatuba, com mais de 200 reuniões entre indústrias e comerciais exportadoras.

A atividade é gratuita e dividida em duas partes: durante a manhã, são realizados seminários e palestras com o objetivo de esclarecer os procedimentos das operações de comércio exterior e expor quais as ferramentas disponíveis para acesso ao mercado internacional.

A Rodada de Negócios entre as indústrias e as empresas comerciais exportadoras – Trading Companies – é realizada no período da tarde, e busca fomentar as exportações, ampliar os canais de distribuição no exterior para as empresas que já exportam e proporcionar oportunidades para os que ainda não vendem seus produtos no mercado internacional.

Na última edição do SPEx (28/5), em Indaiatuba, a estimativa de negócios imediatos alcançou USD 1.200.000,00, com expectativa para os próximos 12 meses em USD 1.800.000,00.

Veja a programação:

8h30 – Welcome coffee
9h – Abertura
9h20 – “Ferramentas para Acesso ao Mercado Internacional”
Palestrante: Talles Guedes – Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Ciesp;
09h40 – “Os Caminhos das Exportações das Empresas Brasileiras”
Palestrante: Nelma Vieira –  Agência de Promoção às Exportações Brasileiras – APEX-Brasil;
10h10 – “Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX”
Palestrante: Sérgio Magalhães – Fundação Vanzolini;
10h50 – “O Comércio Exterior e as Exportações via Trading Companies”
Palestrante: Rita Campagnoli – Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Ciesp;
11h30 – “Programa: Agente Local de Inovação”
Palestrante: A confirmar – SEBRAE-SP
12h – Almoço
14h às 18h – Rodada de Negócios entre indústrias e empresas Comerciais Exportadoras.