Jornada São Paulo Exporta mostra caminho do mercado internacional para pequenas e médias empresas - CIESP

Jornada São Paulo Exporta mostra caminho do mercado internacional para pequenas e médias empresas

Amanda Viana, Agência Indusnet Fiesp/Ciesp

As diretorias distritais do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Norte, Leste, Oeste e Sul realizaram, nesta quarta-feira (27/7), a Jornada São Paulo Exporta (SPEx), que mostrou às pequenas e médias empresas como elas podem incluir seus produtos no mercado internacional, além de orientar quais as melhores práticas e processos para trabalhar com a exportação.

Ricardo Martins, 1º diretor-titular adjunto da área de Comércio Exterior do Ciesp, enxerga este tipo de iniciativa como praticamente a única possível para as pequenas e médias indústrias do país. “O mercado exportador com certeza é a única porta de saída para a grande maioria das indústrias brasileiras, principalmente em um cenário de crise avassaladora como esta. Conquistar mercado externo não é difícil, mas também não é nem um pouco diferente do que a gente faz no dia a dia, que é conquistar o mercado nacional”, disse.

Segundo Martins, ao ingressar no mercado internacional, a empresa costuma ter um salto de qualidade e conhecimento que a favorece, fazendo com que ela possa ser comparada com empresas do mundo todo. “Até os funcionários mudam o perfil quando começam a trabalhar em empresas que praticam comércio internacional e que estejam aptas para exportar”, comentou.

A Jornada São Paulo Exporta foi uma realização do Ciesp em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), da Fundação Vanzolini e do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx).

Durante a manhã foram realizados seminários e palestras para esclarecer os procedimentos das operações de comércio exterior e expor quais as ferramentas disponíveis para acesso ao mercado internacional. A Rodada de Negócios entre as indústrias e as empresas comerciais exportadoras – trading companies – aconteceu no período da tarde, com o objetivo de fomentar as exportações, ampliar os canais de distribuição no exterior para as empresas que já exportam e proporcionar oportunidades para os que ainda não vendem seus produtos no mercado internacional.

Estiveram presentes: Ricardo Martins, diretor-titular da Distrital Leste e 1º diretor-titular adjunto da área de Comércio Exterior do Ciesp; Leonardo Ugolini, diretor-titular da Distrital Sul; Rita Campagnoli, presidente do CECIEx; Nelma Vieira, da Apex-Brasil; Felipe Lopes e Sérgio Magalhães, da Fundação Vanzolini (gestão de Núcleo do PEIEX em São Paulo).

Jornada SPEx mostra às empresas as melhores práticas e processos para trabalhar com a exportação. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp