Instituto de Engenharia elabora metodologia para o orçamento de edificações - CIESP

Instituto de Engenharia elabora metodologia para o orçamento de edificações

A engenharia brasileira vem sofrendo um processo contínuo de desmantelamento. Somado a isso o segmento sofre, de um lado, com a administração pública que comete constantes abusos, alguns por pura desinformação e outros por interesses políticos e econômicos, na confecção de “orçamentos estimativos” exigidos nas licitações pela Lei nº 8666/93, e do outro lado, empresas que para poder sobreviver lançam mão de descontos cada vez maiores em relação aos citados orçamentos estimativos, nem sempre bem elaborados, tornando inviáveis economicamente a maioria das obras públicas no país.
Em função desse quadro, o Instituto de Engenharia (IE) elaborou o regulamento “METODOLOGIA DE CÁLCULO DO ORÇAMENTO DE EDIFICAÇÕES – COMPOSIÇÃO DO CUSTO DIRETO E DO BDI”. Fruto de uma série de estudos reunindo profissionais e especialistas, assim como um fórum amplo de debates, o objetivo da iniciativa é uniformizar os trabalhos orçamentais e dirimir custos desnecessários.
Para os associados do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP que tiverem o interesse em conhecer os processos de orçamentos de edificações e obter o necessário entendimento sobre a questão ajudando a engenharia a trabalhar com preços exeqüíveis, podem encontrar o Regulamento do BDI disponível no site: www.ie.org.br