Indústria paulista volta ao nível pré-pandemia em agosto, aponta Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp     - CIESP

Indústria paulista volta ao nível pré-pandemia em agosto, aponta Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp    

Tássia Almeida, Agência Indusnet Fiesp

Com avanço das horas trabalhadas na produção e das vendas reais, a indústria de transformação paulista manteve em agosto a trajetória de recuperação iniciada em maio, conforme aponta o Levantamento de Conjuntura, divulgado nesta segunda-feira (28/9) pela Fiesp e pelo Ciesp. Entre julho e agosto, as Horas Trabalhadas na Produção subiram 3,3%, enquanto as Vendas Reais registraram alta de 0,6%. O volume de vendas voltou ao nível pré-pandemia e está 3,9% acima do patamar de fevereiro. Na mesma direção, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) atingiu 76,9%, um aumento de 2,4 p.p com relação a julho. Os salários reais também seguiram em recuperação, crescendo 0,6% frente ao mês anterior. Todos os dados estão livres de efeitos sazonais.   

Assim como no caso das Vendas Reais, o NUCI superou o nível pré-pandemia, com alta de 1,0 p.p. Apesar do movimento de recuperação, o NUCI ainda está 2,5 p.p abaixo da média histórica (79,4%), ilustrando que há espaço para crescimentos adicionais da atividade na indústria de transformação paulista, sem a necessidade de aumento de capacidade. Os demais indicadores do Levantamento de Conjuntura apresentam os seguintes resultados na comparação com fevereiro: Horas Trabalhadas na Produção: -3,8% e os Salários Reais Médios: -0,2%.  

Sensor  

A pesquisa Sensor, que avalia o mês corrente, aponta que o mês de setembro fechou em 50,7 pontos, na série com ajuste sazonal, resultado superior ao de agosto (49,5 pontos). Após seis meses no campo de retração, o indicador registra resultado positivo (acima dos 50 pontos) e aponta melhora da atividade industrial paulista.   

Em setembro, o item Mercado apresentou aumento em relação ao mês passado, ficando em 55 pontos. Números acima dos 50 pontos indicam melhora das condições de mercado no mês corrente.  

O indicador de Vendas permaneceu praticamente estável em relação ao último divulgado. Passou de 52,1 pontos para 52,4 pontos no período. Ao ficar acima de 50 pontos, indica expectativa de aumento das vendas no mês em relação ao anterior.  

Nesta leitura, o nível de Estoque variou positivamente em relação ao mês de agosto. O índice avançou de 49,3 pontos para 52,5 pontos. Ao ultrapassar a linha 50 pontos, há indícios que os estoques estão abaixo do nível desejado.  

O indicador Emprego atingiu 45,7 pontos. Ao distanciar-se da linha de 50,0 pontos, o indicador aponta redução do emprego industrial paulista no mês.  

E por fim, o componente de Investimentos registrou 45,9 pontos no mês, registrando avanço pelo quinto mês consecutivo. Apesar do progresso, o indicador permanece abaixo dos 50 pontos, o que indica redução dos investimentos no período.