Indústria em busca da sustentabilidade nos debates da 18ª Semana do Meio Ambiente da Fiesp - CIESP

Indústria em busca da sustentabilidade nos debates da 18ª Semana do Meio Ambiente da Fiesp

Isabela Barros, Agência Indusnet Fiesp

Sempre em defesa de uma “indústria sustentável”, foi aberta, na manhã desta terça-feira (07/06), a 18ª Semana do Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Realizada na sede da entidade, na Avenida Paulista, a iniciativa recebeu, em sua abertura, a secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias.

“A Fiesp foi a primeira entidade empresarial do Brasil a ter uma área com esse tema, em 1976, dez anos antes da criação da secretaria estadual de Meio Ambiente”, afirmou o vice-presidente da Fiesp e diretor titular do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da federação, Nelson Pereira dos Reis. “Para a Fiesp, a participação do setor produtivo nesse debate é condição fundamental para alcançar a sustentabilidade, hoje uma questão de negócio e competitividade”.

Segundo Reis, a semana, sempre realizada perto do Dia do Meio Ambiente (05/06), tem por objetivo “identificar melhorias e observar o que pode ser melhorado”. “Isso dentro do espírito de ampliar o debate, o diálogo e o conhecimento para caminharmos em busca do crescimento sustentável”, disse. “Não nos recusamos a debater nenhum tema”.

Classificando a Fiesp como “protagonista dos debates ambientais”, Patrícia Iglesias destacou que o evento confirma a ligação da indústria com a área. “Isso afasta a ideia de que o desenvolvimento econômico é inimigo do meio ambiente”, afirmou. “Não é possível implantar as políticas que nós queremos só com o apoio do poder público, esse trabalho precisa ser feito conjuntamente”.

Para a secretária, é ótimo ver “representantes da indústria paulista se debruçando sobre temas como a sustentabilidade ou o manejo de resíduos sólidos”, por exemplo.

Nesse sentido, Patrícia explica que a Lei de Resíduos Sólidos “considera a viabilidade técnica e econômica, as tecnologias disponíveis”. “Não adianta impor, é por isso que o Brasil sofre com leis que não pegaram. É preciso ver o que é viável e o que é possível fazer”.

Entre as ações realizadas pelo governo paulista na área, Patrícia destacou a reversão do estado de poluição em Cubatão, o trabalho de reflorestamento da Serra do Mar, com a realocação das famílias retiradas das áreas de risco e a expansão das áreas protegidas, com mais unidades de conservação. “Aumentamos a proteção da mata atlântica no estado mais industrializado do Brasil e criamos as primeiras áreas de proteção ambiental marinhas do país”, contou.

Patrícia recebeu da Fiesp uma placa em homenagem aos 30 anos da secretaria.

A 18ª Semana do Meio Ambiente segue até a próxima quinta-feira (09/06). Para conferir a programação completa, só clicar aqui. 

Nelson Pereira dos Reis e Patrícia Iglecias: placa em homenagem aos 30 anos da secretaria estadual do Meio Ambiente