Indústria 4.0: pessoas, processos e produtos - CIESP

Indústria 4.0: pessoas, processos e produtos

Cristiano Araujo, Agência Indusnet Fiesp

De 14 a 17 de março aconteceu a Semana do Jovem Empreendedor, evento realizado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que reuniu especialistas para tratar da indústria 4.0, que engloba as mudanças nas relações pessoais, a modernização e digitalização dos processos e o desenvolvimento de produtos.

No último dia do evento, Rafael Cervone, presidente do Ciesp, participou de um bate-papo sobre o ambiente de inovação das startups como fator de impulso à indústria. Durante o debate, Fernando Seabra, especialista em negócios e desenvolvimento de gestores, explicou como se atrai e retém novos talentos na indústria: “Precisamos entender o que move os jovens e, a partir disso, mostrar que a indústria também pode oferecer essa oportunidade. A mudança, de uma forma geral, acontece em doses homeopáticas. São gotinhas todos os dias”.

Nesse sentido, o especialista indica um trabalho a ser desenvolvido de modo pontual, frente aos jovens, mas também contínuo. 

A inovação das startups como impulsionador da indústria foi tema debatido por Rafael Cervone, presidente do Ciesp, e o especialista Fernando Seabra. Foto: Everton Amaro/Fiesp


Confira a programação completa:

Dia 14/3 – Mudança das relações pessoais e gestão de indivíduos com Izabela Mioto, sócia co-fundadora da Arquitetura RH e Sócia da Caminhos Vida Integral.

Dia 15/3 – Gestão e Finanças frente as inovações com Geraldo Figueiredo Economista com Especialização pela Queen’s University at Kingston no Canadá, e professor associado da Fundação Dom Cabral.

Dia 16/3 – Aplicação da Indústria 4.0. e Proteção à Propriedade Intelectual com Marcelo Gozeloto, pós-doutor em inovação e tecnologia pelo IPEN e docente da Universidade são Francisco, Centro Universitário Salesiano e Fundação Instituto de Administração (FIA).

Dia  17/3 – O Ambiente de Inovação das Startups como Impulsionador da Indústria com Rafael Cervone, presidente do Ciesp, e Fernando Seabra,  Advisor no Batalha das Startups, Mentor do Planeta Startup e avaliador Shark Tank Brasil.