Indicador de Nível de Atividade da indústria paulista fecha o semestre com queda de 9,9% - CIESP

Indicador de Nível de Atividade da indústria paulista fecha o semestre com queda de 9,9%

Bernadete de Aquino, Agência Indusnet Fiesp/Ciesp

No primeiro semestre de 2016, o Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou queda de 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado, aponta pesquisa do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp (Depecon) divulgada nesta quinta-feira (28/7).

“Este ano o INA começou mal, e esperamos que, ao contrário de 2015, o indicador dê uma estabilizada no segundo semestre. Como o ano passado foi péssimo, 2016 vai ser só ruim”, acredita Paulo Francini, diretor do Depecon.

De acordo com o Depecon, em junho o resultado do INA foi positivo: alta de 0,8%, em comparação ao mês anterior na série livre de influências sazonais. O aumento foi alavancado, principalmente, pelo crescimento de 2,6% do Total de Vendas Reais. As Horas Trabalhadas na Produção e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) registraram alta de 0,2% e 0,3 ponto percentual (p.p), respectivamente.

Para Francini os dados da pesquisa mostram que o cenário está se acomodando. “Faz muito tempo que não registramos um mês positivo; isso mostra que a queda contínua e crescente parou de existir, e sabemos que não há jeito de subir se não parar de cair”.

A projeção para o INA é fechar 2016 com retração de cerca de 6%, depois de ter registrado -6,2% em 2015 e -6,0% em 2014

Setores

Em junho, o setor de Móveis registrou alta de 0,4% no INA, se comparado com o mês anterior, sem os efeitos sazonais.  A maior alta dentre as variáveis acompanhadas foi do Total de Vendas Reais, 1,6%, enquanto as Horas Trabalhadas na Produção avançaram 0,3%, e o NUCI subiu 0,3 p.p.

No setor Veículos Automotores, o crescimento do INA foi de 1,3% em junho sem os efeitos sazonais, se comparado com maio.  No período, os resultados positivos do Total de Horas Trabalhadas na Produção, 2,4%, e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), 0,4 p.p, contrastaram com a queda de 2,3% do Total de Vendas Reais.

O INA do setor de Celulose e Papel registrou um crescimento de 0,9% em junho na comparação com o mês anterior, na série já dessazonalizada. As Horas Trabalhadas na Produção tiveram alta de 0,8% e (NUCI) cresceu 2,0 p.p., já o Total de Vendas Reais caiu 2,0%.

Sensor

A pesquisa Sensor de julho fechou em 48,4 pontos, na série livre de influências sazonais, contra 48,0 pontos de junho, mantendo-se abaixo dos 50,0 pontos, o que sinaliza queda das expectativas para a atividade industrial paulista no mês.

Os destaques desta vez são para o indicador de investimentos, que passou de 48,0 pontos em junho para 50,8 no mês, o que indica aumento dos investimentos para julho, e estoque, que passou de 46,7 pontos em junho para 49,9 em julho. Neste caso, ao ficar muito próximo de 50 pontos, o indicador mostra que o nível de estoques está dentro do desejado pelos empresários industriais do Estado.

Clique aqui para ver a pesquisa completa.