Indicador de Nível de Atividade da Indústria Paulista cede 0,1% em outubro - CIESP

Indicador de Nível de Atividade da Indústria Paulista cede 0,1% em outubro

Cristina Carvalho, Agência Indusnet Fiesp

Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria de transformação paulista ficou praticamente estável em outubro (-0,1%) em relação a setembro, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste, o indicador apresentou alta expressiva no mês (3%) e no acumulado em 12 meses até outubro (2,6%). A principal influência para o resultado veio da variável total de vendas reais, que cedeu -1,3% e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (-0,4 p.p). As horas trabalhadas na produção tiveram ligeira alta de 0,1%. Para o encerramento do ano, a expectativa é de que o INA cresça 2%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29/11) pela Fiesp e pelo Ciesp.

A queda do INA em outubro atingiu 10 dos 20 segmentos pesquisados, com destaque para a retração de 5% do segmento produtor de móveis, enquanto houve destaque positivo para o setor de bebidas (+2,8%).

Sensor

A pesquisa Sensor de novembro, também produzida pelas entidades, marcou 49,3 pontos, ante os 50,9 pontos de outubro, na leitura com ajuste sazonal. Leituras abaixo de 50 pontos sinalizam expectativa de baixa da atividade industrial paulista para o mês.

Dos indicadores que compõem o Sensor, a variável de vendas avançou 0,7 ponto, para 51,3 pontos em novembro. O indicador de estoques caiu 1 ponto ante outubro, marcando 43,7 pontos em novembro, o que indica que os estoques estão acima do nível desejado.

Para a variável que capta as condições de mercado, houve queda de 1,9 ponto, passando de 51,6 pontos em outubro para 49,7 pontos no mês de novembro. Valor abaixo dos 50,0 pontos indica expectativa de piora das condições de mercado.

Para o indicador de emprego, o recuo foi de 3 pontos. O indicador passou de 53,6 pontos em outubro para 50,6 pontos em novembro. Resultados acima dos 50,0 pontos indicam expectativa de contratações para o mês. O indicador de investimentos caiu 2,5 pontos, passando de 55,1 pontos para 52,6 pontos.