Indicador de Nível de Atividade da Indústria apresenta alta moderada de 0,4% em abril, apontam Ciesp e Fiesp - CIESP

Indicador de Nível de Atividade da Indústria apresenta alta moderada de 0,4% em abril, apontam Ciesp e Fiesp

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria de transformação paulista subiu 0,4% em abril ante março, na série com ajuste sazonal. Essa leve alta indica desaceleração do ritmo de crescimento da atividade manufatureira. Na série sem ajuste, o indicador mostrou alta de 5,8% na variação acumulada no ano e de 9,1% em relação a abril de 2017. A variável de vendas reais recuou -2,5%, mas as horas trabalhadas na produção e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiram 0,9% e 0,3 p.p., respectivamente com tratamento sazonal. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 04/06, pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).

Diante de um resultado de melhora ainda que pequeno do indicador, o segundo vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, argumenta que a recuperação veio a um ritmo mais lento do que o previsto. “Com essa greve de caminhoneiros das últimas semanas e com a copa do mundo em junho e julho, fica difícil avaliar o cenário para frente. É possível que tenhamos um segundo trimestre de crescimento menor do que o previsto. Vamos ter de fazer, com cautela, uma reavaliação geral do cenário para o fechamento do ano”, avalia Roriz.

Entre os setores pesquisados, os destaques ficaram por conta de produtos químicos, cuja atividade subiu 1,4% em abril, na série com ajuste sazonal. As horas trabalhadas na produção recuaram -0,3% e o total de vendas reais e o NUCI avançaram 4,1% e 0,3p.p., respectivamente.

O INA do setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos avançou 2,6% no mês. As horas trabalhadas na produção, o total de vendas reais e o NUCI subiram 2,7%, 3,0% e 0,4 p.p, respectivamente.

Sensor

A pesquisa Sensor de maio, também produzida pelas entidades, cedeu 1,3 ponto, para 51,8 pontos (53,1 pontos em abril), porém ainda mantém o Sensor acima dos 50 pontos pelo 16º mês consecutivo. Leituras acima de 50 pontos sinalizam expectativa de aumento da atividade industrial paulista para o mês.

Dos indicadores que compõem o Sensor, a variável de vendas teve forte queda de 7,3 pontos, para 54,5 pontos em maio. O indicador de estoques subiu 3,7 pontos ante abril (43,4 pontos), marcando 47,1 pontos no mês de maio, de tal forma, indica que os estoques estão acima do nível desejado.

Houve leva queda de 0,8 ponto no indicador de emprego, que marcou 52,5 pontos no mês, sendo que resultados acima dos 50,0 pontos indicam expectativa de contratações para o mês.

Para a variável que capta as condições de mercado, o recuo foi de 1,1 ponto, passando de 55 pontos em abril para os 53,9 pontos no mês de maio. Acima dos 50,0 pontos indica melhora das condições de mercado.

Para conferir a pesquisa completa, é só clicar aqui.