Governo precisa elaborar uma política industrial de longo prazo, afirma vice-presidente do Ciesp - CIESP

Governo precisa elaborar uma política industrial de longo prazo, afirma vice-presidente do Ciesp

Para Rafael Cervone Netto, é preciso promover com urgência uma simplificação da carga tributária

Estabelecer uma política industrial de longo prazo deve ser uma das prioridades do governo federal, defendeu o vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Rafael Cervone Netto, em entrevista à radio CBN de Campinas, na manhã desta sexta-feira (16/01).

“Falta no Brasil um plano de governo, uma agenda de estado, com visão de longo prazo. O Brasil é um dos países que têm uma das maiores imprevisibilidades”, disse ele ao falar de mudanças constantes em leis que impactam os custos das empresas.

Vice-presidente do Ciesp, Rafael Cervone: Brasil não consegue recuperar a força sem recuperar a indústria. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp (Arquivo)

Cervone defendeu uma simplificação urgente da agenda tributária, o fim da guerra fiscal entre os estados e a manutenção da taxa cambial em níveis competitivos para os exportadores, sem tantas oscilações.

O vice-presidente do Ciesp pediu ainda um restabelecimento da agenda de comércio exterior com Estados Unidos e Europa e negociações com o Mercosul em condições mais favoráveis.

Segundo Cervone, o país não aguenta mais observar o processo de desindustrialização. “Brasil não consegue recuperar a força sem recuperar a indústria, até porque a indústria paga melhores salários. O Brasil pode crescer rapidamente. O que a gente tem ouvido é que esse ajuste passa por aumento de impostos. Isso não se justifica”, ponderou.

“O grande problema, hoje, é que nunca enfrentamos o ambiente de negócios tão hostil ao trabalho, ao emprego. Precisamos ter um retorno de produtividade urgente”, reforçou Cervone.

>> Ouça a entrevista na íntegra no site da rádio CBN Campinas 

Agência Ciesp de Notícias