Governo lança programa de petróleo e gás - CIESP

Governo lança programa de petróleo e gás

O governo de São Paulo vai lançar nesta segunda-feira (9), às 10h30, na abertura do 11° Encontro Internacional de Energia Ciesp/Fiesp, o Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural. A assinatura do decreto contará com as presenças do governador Alberto Goldman e do secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida. O evento será realizado no hotel Unique, na Capital paulista.


A medida viabilizará a criação de um conselho estadual para debater e implementar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da atividade petrolífera no território paulista. Integrarão o órgão 14 secretarias de Estado, prefeituras do litoral paulista, institutos de pesquisa e entidades empresariais, entre elas Fiesp e Ciesp, que participaram ativamente do processo desde o início.


Para as entidades, além do impacto econômico e social que o pré-sal vai proporcionar, o Programa Paulista de P&G será uma grande oportunidade para a indústria do estado. São Paulo responde por aproximadamente 60% das compras de equipamentos da Petrobras, mas ainda não tem participação significativa nas atividades de exploração e produção.


“A indústria precisa estar preparada para atender esse crescimento de demanda, e tecnologicamente pronta para vencer os desafios do pré-sal”, destaca Carlos Cavalcanti, diretor de Energia da Fiesp.



Perspectiva do setor


Para quem deseja ingressar no novo negócio, o quadro é animador. A Petrobras elevou recentemente suas projeções e espera investir US$ 224 bilhões nos próximos cinco anos, e dobrar a capacidade de produção de petróleo para 4 milhões de barris/dia até 2020.


O setor representa hoje 10% do PIB nacional, e deverá aumentar sua participação para 20% em dez anos. Segundo a Petrobras, só nos próximos quatro anos devem ser adquiridos 153 novas embarcações e 7 mil equipamentos como turbinas, torres, tanques de armazenagem, filtros e guindastes. Até o final da década, serão 296 novas embarcações.



Encontro Internacional de Energia


O Encontro Internacional de Energia Ciesp/Fiesp é realizado anualmente e tem como objetivo debater os principais temas que estão em evidência no setor. A 11ª edição do evento será realizada entre os dias 9 e 10 de agosto, no hotel Unique, com o tema: “São Paulo: o futuro da energia começa aqui”.


Com um público de aproximadamente 1.000 participantes em sua última edição, neste ano o encontro apresentará aos participantes um panorama do setor de energia, destacando temas relevantes para São Paulo.


A programação completa está disponível no site www.ciesp.com.br/energia.


Mariana Ribeiro, Agência Ciesp de Notícias