Fiesp/Ciesp: Brasil precisa ser mais ambicioso nos próximos cinco anos - CIESP

Fiesp/Ciesp: Brasil precisa ser mais ambicioso nos próximos cinco anos

O consenso entre especialistas do setor é de que o sucesso da Copa do Mundo de 2014 no Brasil dependerá de grandes investimentos em infraestrutura de logística e transportes.


Os gargalos a serem superados foram discutidos no 5º Seminário de Logística, realizado nesta terça-feira (17), na sede da Fiesp/Ciesp.


“Poderíamos ter feito mais nos últimos cinco anos, mas a situação é complicada do ponto de vista da gestão de projetos”, afirmou Saturnino. “Temos a oportunidade de sermos mais ambiciosos nos próximos cinco anos”.


O diretor também destacou a importância do Plano Nacional de Transportes e Logística (PNLT), que traça o planejamento estratégico do setor para os próximos 15 anos. “Sem planejamento não se tem evolução”, afirmou.


Adequação
O presidente da Comissão de Economia e Planejamento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Edson Giriboni, afirmou que o debate sobre logística permite que o País se desenvolva.

“Nossa matriz de transportes não é a mais adequada e há muita morosidade na integração dos modais”, explicou.


Crescimento
O secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Mauro Arce, disse que “o crescimento do Brasil depende muito dos investimentos em infraestrutura”. Na opinião dele, a crise econômica mundial serviu para acomodação dos gargalos, que deverão reaparecer com a retomada do crescimento.

“Temos um grande desafio, que é melhorar essa infraestrutura”, reiterou. Para ele, o seminário promovido pela Fiesp “é importante” para orientar os trabalhos da Secretaria de Transportes e que “se a gente ouvir mais acaba errando menos”.


Lucas Alves, Agência Indusnet Fiesp