Fiesp lança site sobre gestão do capital humano - CIESP

Fiesp lança site sobre gestão do capital humano

A Fiesp, o Senai-SP, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) assinam na próxima quarta-feira (27), na sede da Fiesp/Ciesp, Acordo de Cooperação Mútua para a Gestão do Capital Humano no Estado de São Paulo.


Na ocasião será lançado o Sistema de Informações do Capital Humano – ferramenta estratégica que mapeia a oferta e a demanda de mão de obra em todo o Estado, que estará disponível no endereço www.fiesp.com.br/capitalhumano.


“Além de contribuir para a competitividade, a ferramenta é poderoso recurso contra eventuais apagões de mão de obra e permite que indústria e instituições de ensino atuem como gestores do capital humano, de maneira planejada e conjunta”, ressalta o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, um dos nomes confirmados para o evento, ao lado de Walter Vicioni, superintendente operacional do Sesi e diretor regional do Senai São Paulo; Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza e Arnaldo Augusto Borges, reitor do IFSP.


Parte de um amplo projeto encabeçado pelo Departamento de Ação Regional (Depar/Fiesp) – Caracterização da Mão de Obra no Estado de São Paulo –, o site inclui temas específicos como inclusão social, a nova Lei de Aprendizagem e o regime de cotas para contratação de pessoas com deficiências.


O usuário vai encontrar ainda uma tabela, por setor e região, que permite identificar deficiências e potencialidades regionais, acompanhar e compreender a dinâmica do mercado de trabalho e as demandas por qualificação profissional em cada município.


Mão de obra na Construção Civil
Além da página na Internet, será apresentado ainda o Estudo da Projeção do Emprego da Área da Construção Civil, que lista as ocupações mais demandadas pelo setor.

O estudo foi elaborado a partir de informações compartilhadas entre Indústria e agências de formação profissional, com base em experiência piloto aplicada na região de Jundiaí, em parceria com o Ciesp local.


O projeto de cooperação entre Fiesp, Senai-SP, Centro Paula Souza e Instituto Federal prevê também a realização de fóruns, periodicamente, e divulgação de estudos de caracterização de mão de obra de outras cadeias produtivas. Já estão prontos os estudos para os setores alimentício e automotivo, que serão divulgados oportunamente.



Serviço
Lançamento do Sistema de Informações do Capital Humano e Assinatura do Acordo de Cooperação Mútua com entidades educacionais.
Data: 27 de janeiro de 2010 – às 10 horas
Local: Fiesp/Ciesp – Avenida Paulista, 1313 – 15º andar

Rubens Toledo, Agência Ciesp de Notícias