Fiesp e governo do Estado vão firmar protocolo para regularizar atividade mineradora - CIESP

Fiesp e governo do Estado vão firmar protocolo para regularizar atividade mineradora

 

Acordo com Secretaria de Meio Ambiente será assinado amanhã na sede da Entidade

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente assinam amanhã, dia 19, um protocolo de intenções voltado à regulamentação da atividade mineradora no Estado. A cerimônia será realizada na Sala Executiva da entidade empresarial.

 
O Protocolo foi elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente, o Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração (Comin) e o Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Fiesp. Sua função é buscar diretrizes e ações para um ordenamento territorial que viabilize a atividade mineradora.
 
O coordenador do Comin/Fiesp, Tasso de Toledo Pinheiro, relata que os processos de licenciamento ambiental demoram anos, e espera-se que a definição de regras mais claras traga uma maior agilidade. ”Qualquer empreendimento de mineração deve ter, de antemão, um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas”, ele explica.
 
Isso significa que, explorados os recursos do subsolo de uma determinada área, esta poderá ser recuperada e ter novas formações de flora e fauna, ou destinar-se a outra função de interesse ecológico.
 
O setor de mineração paulista é formado principalmente por empresas de pequeno e médio porte. As extrações são de argila, brita e calcário, essenciais ao setor da construção civil. São insumos baratos, cuja exportação não compensa. Na Grande São Paulo, o consumo de areia chega a 4 milhões de toneladas ao mês.
 
 
Serviço
Local: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp
Av. Paulista, 1313 – 15º andar
Data e horário: 19 de agosto, às 18h

Agência Ciesp de Notícias
18/08/2008