Fiesp e Firjan promovem o seminário Lideranças Empresariais no Humanidade 2012 - CIESP

Fiesp e Firjan promovem o seminário Lideranças Empresariais no Humanidade 2012

Agência Ciesp de Notícias

A Fiesp e a Firjan promovem o Seminário Lideranças Empresariais nos dias 20 e 21/06, no Humanidade 2012, evento que acontece no Forte de Copacabana durante a Rio+20. Seis painéis integram o seminário: Caminhos para uma Nova Economia; Energias para um Novo Mundo; Tecnologias para a Sustentabilidade; Crescimento com Inclusão Social; Segurança Alimentar e Sustentabilidade e Governança.

O primeiro painel, Caminhos para uma Nova Economia, abordará os desafios para o desenvolvimento que atenda a todos com sustentabilidade. O painel discutirá a contribuição do setor empresarial para o equilíbrio entre objetivos ambientais, sociais e econômicos como pilares do desenvolvimento.

No segundo, Energias para um Novo Mundo, o debate vai estabelecer políticas públicas com vistas a ampliar o uso de fontes renováveis, sobretudo na matriz energética dos países desenvolvidos. No caso dos países em desenvolvimento e daqueles de menor desenvolvimento relativo, é preciso também assegurar, além da oferta, o acesso à energia para as populações. Dentre as fontes renováveis, a energia hidráulica, a cogeração de energia elétrica, a partir da biomassa e a energia eólica são competitivas comparadas às outras fontes convencionais.

O terceiro painel, Tecnologias para a Sustentabilidade, foca a transição para um novo modelo econômico, o que envolve uma verdadeira revolução tecnológica. Essa revolução terá impactos na estrutura de produção e nos padrões de consumo. A adaptação e a disseminação de tecnologias sustentáveis devem se tornar prioridade. A cooperação tecnológica para a sustentabilidade torna-se um desafio urgente, com o qual os países precisarão colaborar para que outros possam absorver, adaptar e difundir as tecnologias, além de criar novas. Os três primeiros painéis acontecem na quarta-feira, dia 20.

Já o quarto painel,Crescimento com Inclusão Social, coloca a necessidade do Brasil e do mundo de desenvolver e gerar riqueza para incorporar segmentos expressivos de sua população aos benefícios de um mercado de consumo de bens industriais. Essa ideia se distancia da visão que preconiza a imobilização de recursos naturais, aproximando-se de noções como manejo sustentável de recursos naturais, ecoeficiência, entre outras.

No quinto painel, oatual cenário de Segurança Alimentar está marcado pelo tênue equilíbrio entre oferta e demanda. O caso dos grãos exemplifica essa situação: somando-se o que o mundo produziu e consumiu desses produtos nos últimos dez anos, chega-se a um superávit de apenas 7 milhões de ton., o que representa 4,3% da safra brasileira. Esse fenômeno é resultado, especialmente, de um choque de consumo causado pelos países em desenvolvimento, que vem apresentando crescimento econômico e da renda per capita acima da média mundial, além do forte ritmo de urbanização em mercados como a China. A solução para essa equação está em potencializar os ganhos de produtividade, por meio de inovações tecnológicas no setor.

O sexto e último painel, Sustentabilidade Empresarial e Governança, expõe a disposição de empresas líderes mundiais em inserir a sustentabilidade no seu core business. Ser sustentável e contribuir para a sustentabilidade local e global vêm deixando de ser um aspecto pontual para tornar-se parte da visão e da missão de corporações referência em todo o mundo. Atuar pela sustentabilidade não é apenas possível: é uma tendência sem volta.

O Humanidade 2012 é uma realização da Fiesp, do Sistema Firjan, da Fundação Roberto Marinho, do Sesi-SP, Senai-SP, Sesi Rio e Senai Rio, com patrocínio da Prefeitura do Rio, do Sebrae e da Caixa Econômica Federal, concebida para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável. O evento acontece no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 22 de junho. O espaço de exposições é aberto ao público e a agenda completa de eventos pode ser consultada no site http://www.humanidade2012.net

A reunião será transmitida ao vivo pelo site http://www.humanidade2012.net