Fiesp e Embrapii incentivam projetos inovadores de startups - CIESP

Fiesp e Embrapii incentivam projetos inovadores de startups

Isabel Cleary, Agência Indusnet Fiesp

A Fiesp e o Ciesp, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), estão selecionando projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de startups que apresentem um forte potencial inovador. O objetivo do Programa é contribuir para que as startups brasileiras decolem no país e no mundo.

Nesta sexta-feira, 23/4, o Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera Fiesp (Dempi Acelera), transmitiu o Workshop Fiesp e Embrapii – Incentivo à Inovação para Startups para o esclarecimentos das dúvidas dos empreendedores quanto à inscrição no Programa.

As inscrições serão aceitas até o dia 5 de maio e os projetos selecionados pelas Unidades Embrapii (centros de pesquisa de ponta), terão até 50% do valor financiado com recursos não reembolsáveis da Embrapii e o auxílio de pesquisadores qualificados em todo o ciclo da inovação: desde o desenvolvimento tecnológico, passando pelo desenvolvimento do produto ou serviço, até o acesso efetivo ao mercado.

“Essa nova modelagem que a Embrapii traz é feita de ciclos de apoio, no qual ajudamos o empreendedor a mitigar os riscos tecnológicos e de desenvolvimento num primeiro momento, mas também os riscos mercadológicos, ou seja, a infinidade de aspectos que todo empreendedor precisa enfrentar para de fato conseguir colocar um produto no mercado”, explicou José Henrique Videira Menezes, coordenador de Planejamento da Embrapii.

Para Rafael Cervone, 3º vice-presidente do Ciesp, o Brasil mais do que nunca precisa de iniciativas arrojadas, e o Programa de Incentivo à Inovação para Startups está em linha com as necessidades do cenário atual.  “Temos certeza do papel fundamental do empreendedorismo inovador e este programa tem a finalidade de apoiar as startups para promover o crescimento dessas empresas no Brasil e no mundo. Temos muito potencial para crescer”, ressaltou.

O Dempi Acelera da Fiesp transmitiu o Workshop Fiesp e Embrapii, programa de incentivo à inovação para startups. Os empreendedores puderam esclarecer suas dúvidas quanto à inscrição e linhas de financiamento. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Podem se candidatar para seleção, startups com Receita Operacional Bruta (ROB) menor que R$16 milhões com até seis anos de constituição jurídica. Os projetos podem envolver áreas como Inteligência Artificial, Mobilidade, Bioeconomia, Grafeno, Biofármacos, Manufatura 4.0, entre muitas outras áreas de competência das 64 Unidades Embrapii. “Precisamos desenvolver as startups com foco tecnológico no Brasil, e a startup precisa do apoio do PD&I até entrar no mercado. E essa parceria com a Fiesp é fundamental para nos conectarmos com as startups”, destacou José Luis Gordon, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii.

De acordo com Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, “é fundamental alianças como essa, entre a Embrapii, Fiesp e o Ciesp, pois é fazer chegar, efetivamente, as soluções para as startups e com isso ajudá-las a superar as dificuldades que fazem parte do cotidiano”, observou.

Vale lembrar que existe a possibilidade de a startup buscar o apoio adicional para a contrapartida das empresas no projeto, por meio da linha Embrapii – Sebrae, que pode arcar com até 70% dos recursos da parte que cabe às empresas, também de forma não reembolsável.

Assista ao Workshop e confira a explicação detalhada do Programa de Incentivo à Inovação para Startups.

Inscreva a sua startup

Baixe aqui apresentação do Programa