Fiesp e Ciesp realizam treinamento para preenchimento do Cadastro Técnico Federal do Ibama - CIESP

Fiesp e Ciesp realizam treinamento para preenchimento do Cadastro Técnico Federal do Ibama

Agência Indusnet Fiesp

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) retomaram parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e  promoveram, em 20 de agosto, treinamento sobre o Cadastro Técnico Federal (CTF).

Ao reunir mais de 120 pessoas nesse treinamento, o objetivo foi orientar sobre o correto preenchimento online do CTF. Entre os tópicos abordados: a legislação pertinente ao Cadastro; quem é obrigado a se inscrever e como realizar a inscrição; como saber se a empresa está regular; a importância de manter o registro atualizado; acesso ao sistema do órgão federal e a maneira de gerar as taxas pertinentes. A exposição esteve a cargo de Bruno Dorfman Buys, do Núcleo de qualidade ambiental da Superintendência do IBAMA no Estado de São Paulo.

Em razão das inúmeras manifestações de empresas que buscam orientação sobre o preenchimento correto do cadastro, a Fiesp e o Ciesp realizam o treinamento na sede das entidades e também no interior do Estado por meio das regionais.

O CTF é obrigatório para todas as pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais. A empresa que não realizar o cadastramento fica sujeita a multas e pode ser enquadrada na lei de crimes ambientais. O cadastro é realizado no site www.ibama.gov.br.

Outros 11 treinamentos estão previstos para 2019.

CALENDÁRIO DOS PRÓXIMOS TREINAMENTOS

Local Data Horário
Ciesp de Cotia 28 de agosto 9h
Ciesp de Araraquara 10 de setembro 10h
Ciesp de Campinas 18 de setembro 8h30
Ciesp de Jacareí 25 de setembro 9h

Para acessar a apresentação do treinamento, clique aqui.

Treinamento do Cadastro Técnico Federal (CTF) reuniu mais de 120 pessoas, na sede da Fiesp e do Ciesp. Foto: Karim Kahn/Fiesp