Especialistas e empresários do setor de P&G destacam a importância de eventos específicos para o setor - CIESP

Especialistas e empresários do setor de P&G destacam a importância de eventos específicos para o setor

Empresários e especialistas na área participaram, na quinta-feira (10/04), do Workshop Tecnológico Inova Petro – São Paulo, na sede do Ciesp e da Fiesp

A manhã de quinta-feira (10/04) foi dedicada aos empreendedores do petróleo na Federação e no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Isso porque foi realizado, na sede das duas entidades, o “Workshop Tecnológico Inova Petro – São Paulo”. O evento, coordenado pelo Comitê da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás da Fiesp/Ciesp (Competro), reuniu especialistas no assunto e empresários da área, esses últimos especialmente interessados em novas possibilidades de incrementar seus negócios.

O engenheiro Fernando Pereira, proprietário da Exergy, de soluções em engenharia industrial com foco no petróleo e gás, era um desses participantes. Sua empresa trabalha principalmente com estações de pressão e redução e equipamentos para gás natural comprimido.

“Esses eventos nos estimulam, ajudam a enxergar os editais”, explicou Pereira. “E ainda fazemos contatos com outras empresas”.

Consultor na área há mais de 20 anos, Sergio Fernandes era outro convidado atento do workshop. “O mercado tem grande potencial para se desenvolver no Brasil, por isso essas iniciativas são tão importantes”, afirmou. “Até porque elas ajudam a fomentar o desenvolvimento de empresas que trabalham com suprimentos”.

De acordo com o gerente de Interligações e Equipamentos Submarinos da Petrobras, Gustavo Adolfo C. Freitas, essa aproximação das empresas com o mercado “devia ser corriqueira”. “Workshops como esse da Fiesp fomentam o interesse do empresariado para o setor”, explicou.

Sistemas de inspeção

Freitas foi um dos palestrantes do evento, no qual falou sobre sistemas de inspeção e instalações submarinas no setor de petróleo. Essas inspeções podem ser feitas, por exemplo, com o auxílio de veículos autônomos, inclusive com “câmeras para checar o ambiente marinho onde será feita a exploração”.

“A navegação opera com o dispositivo dentro d’água emitindo sinal. Assim é possível organizar a tubulação no melhor caminho possível”, explicou.

Ele destacou ainda a importância do uso de sistemas de detecção de vazamentos, com “a apresentação de danos em revestimentos com imagens”.

Segundo Freitas, o setor enfrenta deficiências na inspeção de dutos em áreas ultra-rasas, como a chegada de praias, e no levantamento das causas de danos devido ao desgaste de algumas estruturas. “Nesses casos, ou seja, diante dessas tomadas de decisão, tempo é dinheiro”, lembrou.

Para não perder o bonde

Responsável pela palestra sobre poços no “Workshop Tecnológico Inova Petro – São Paulo”, o engenheiro especializado em cimentação e estimulação de poços e consultor Paulo Roberto Souza alertou os empreendedores de que é tempo de aproveitar as oportunidades: “Quem não entrar nessa agora, vai perder o bonde”.

Durante a tarde desta quinta-feira (10/04), o evento seguiu com o chamado Balcão de Atendimento Finep/Onip, com esclarecimentos das dúvidas dos empresários, atividade também realizada na sede da Fiesp e do Ciesp, na capital paulista.

>> Conheça o Inova Petro

 

Isabela Barros, Agência Indusnet Fiesp