Especialistas de 10 países debatem Convenção das Nações Unidas, na Fiesp/Ciesp - CIESP

Especialistas de 10 países debatem Convenção das Nações Unidas, na Fiesp/Ciesp

Cesar Augusto, Agência Indusnet Fiesp

Criada há 30 anos, a Convenção de Viena para compra e venda internacional de mercadorias já virou lei em 77 países e está prestes a ser aprovada no plenário da Câmara no Brasil. Ao redor do mundo, mais de 800 decisões judiciais já foram proferidas à luz da Convention For The International Sale of Goods (CISG), incluindo os principais parceiros comerciais do Brasil.

O tratado aumenta a segurança jurídica dos contratos internacionais, já que possibilita a adoção de regras uniformes para as transações realizadas entre empresas situadas em países diferentes. Além do Brasil, apenas Reino Unido, Índia e África do Sul ainda não aderiram, entre as grandes economias.

Alguns dos convidados da Conferência Internacional, que acontece na Fiesp nos dias 3 e 4 de novembro, são Eric Bergsten, professor emérito da Universidade Pace (New York) e ex-secretário daComissão das Nações Unidas para o Direito do Comércio Internacional (Uncitral); Jan Ramberg, professor emérito da Universidade de Estocolmo (Suécia), Claude Witz, professor da Universidade de La Sarre (França) e Luca Castellani (Uncitral). Ao todo serão 18 especialistas de mais de 10 países, entre eles da China, Japão, EUA, Suiça e África do Sul.

Entre os principais nomes brasileiros estarão o ministro Sydney Sanches, presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de São Paulo (Ciesp/Fiesp) e do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos (Conjur) da Fiesp, que fará a abertura do evento, e o ministro Francisco Rezek, que fará o discurso de encerramento.

Serviço:
Conferência Internacional da CISG

Local: Espaço Fiesp (Av. Paulista 1313)
Data: 3 e 4 de novembro de 2011
Horário: abertura às 9h do dia 3/11 e encerramento, às 17h do dia 4/11