“Erro é a solução”, diz juiz federal em congresso de empreendedores do Ciesp - CIESP

“Erro é a solução”, diz juiz federal em congresso de empreendedores do Ciesp

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

Seguindo à risca o tema do Congresso de Empreendedorismo do Ciesp, “Pense Fora da Caixa”, o juiz federal William Douglas utilizou conceitos bíblicos para dar dicas de sucesso para empreendedores do estado de São Paulo.

Segundo o “guru dos concursos”, como é conhecido por ter lançado diversos livros com dicas para candidatos, o princípio bíblico número um a ser adotado é “tratar os outros como você gostaria de ser tratado, ou seja, amar o próximo como a ti mesmo”. Outro conselho, não menos importante, é ter coragem para conquistar o objetivo, apesar dos tropeços.

“A mesma pessoa que coleciona derrota pode colecionar vitórias, se evoluir, sacrificar-se e preparar-se. Você erra 100% dos tiros que você não dá. Então erro é solução”, afirmou Douglas ao lembrar a quantidade de reprovações acumuladas em inúmeros concursos que prestou antes de se tornar juiz federal no Rio de Janeiro, o primeiro colocado em produtividade.

Semente boa

Outro princípio importante para o empreendedor ser bem sucedido é escolher bons ambientes e equipes para plantar a sua ideia, além tratar como gostaria de ser tratado. Isso não exclui, no entanto, as tentativas em “terras menos férteis”, que são necessárias para o crescimento, defendeu Douglas.

“A semente boa em terra boa produz muito e compensa todas as sementes que você lançou e deram errado. Se você não quer acreditar na Bíblia porque ela tem esse ranço religioso, acredite na agronomia”, disse.

Juiz William Douglas em palestra durante o Congresso NJE-Ciesp. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp
Juiz William Douglas em palestra durante o Congresso NJE-Ciesp. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

O juiz também aconselhou sua plateia, com centenas de ouvintes, a elogiar sua equipe. “Elogio funciona. E você também aproveite e ouça quem te anime, quem te melhora. Quando eu estou desanimado, chateado com o governo, quem me motiva é o meu time”.

Douglas também afirmou que uma grande visão pode impulsionar uma equipe. “Sempre que há um projeto grande, as pessoas se entusiasmam”.

Principal concorrente

O consultor e presidente da Empreenda, Cézar Souza, também participou da primeira rodada de exposições do Congresso do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do Ciesp. Segundo ele, o maior concorrente que um empreendedor pode enfrentar está dentro de sua “própria casa”.

“O problema da Volkswagen está no concorrente? Não, está dentro da empresa. É um problema ético”, disse Souza ao se referir a recente fraude em 11 milhões de veículos da montadora alemã para passar em detectores de poluentes. O presidente mundial da Volkswagen, Martin Winterkorn, renunciou ao cargo em meio ao escândalo.

Souza acrescentou ainda que a falta de clareza e a estrutura incoerente dentro da própria organização são os principais concorrentes das empresas. Ele também alerta para uma liderança que saiba integrar as áreas. “O papel do líder é transformar ilhas de competências em um arquipélago de excelência”.

Esta é a 12º edição do Congresso Estadual de Empreendedorismo NJE-Ciesp. O encontro foi organizado na sede da Fiesp e do Ciesp.