Encontro de Presidentes e empresários do Brasil e do Peru na Fiesp é inédito, diz Lula - CIESP

Encontro de Presidentes e empresários do Brasil e do Peru na Fiesp é inédito, diz Lula

O encontro de dois Presidentes da República e empresários, na sede da Fiesp, é algo inédito no campo das relações diplomáticas brasileiras, destacou o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (18), ao término do Encontro Empresarial de Investimentos, Comércio, Turismo e Cultura do Peru (ExpoPeru).

 
“Não sei quantas vezes um Presidente da República marcou uma reunião com outro governo na sede da Fiesp. Mas é exatamente isso que transforma a vontade política numa força motora, numa coisa que anda para frente e consegue gerar desenvolvimento e justiça social”, disse Lula.
 
Nesta tarde, Lula e Alan García Perez, presidente do Peru, realizaram reunião ministerial na Fiesp e inauguraram ao lado de Paulo Skaf a exposição Paracas: Tesouros Inéditos do Peru Antigo, na Galeria de Arte do Sesi. Paralelamente, 1.153 encontros empresariais acontecem até esta sexta-feira (19), em rodadas de negócios, informou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.
 
Ator principal
Em seu discurso, o Presidente Lula destacou que o encontro entre empresários dos dois países simboliza uma nova fase de aproximação comercial do Brasil com o Continente.
 
“Finalmente a América do Sul começou a se descobrir. Quanto tempo perdemos achando que a solução para os problemas estava do outro lado do Atlântico! Por isso, ainda hoje não somos um continente mais desenvolvido”, afirmou.
 
Lula avaliou que o Brasil está contribuindo para mudar a geografia do comércio global. “Resolvemos dizer ao mundo que existimos e que o Brasil não quer ser coadjuvante nesse cenário. Estamos começando a descobrir similaridades e oportunidades entre nós. Descobrimos que o Brasil tem, através do Peru, centenas de oportunidades de investimentos”.
 
Ordem do Mérito Industrial
Em um auditório lotado, com a presença de ministros de Estado e chanceleres de ambos países, o presidente da Fiesp condecorou os Presidentes Alan García e Lula com a “Ordem do Mérito Industrial de São Paulo”.
 
“Trata-se de uma condecoração nunca antes dada a chefes de Estado, uma homenagem que a indústria presta aos ilustres Presidentes”, ressaltou Skaf, que foi convidado pelo Presidente Lula a chefiar em outubro uma missão empresarial à Itália.
 
Alan García, em seu discurso, agradeceu a homenagem e reafirmou os laços de união cultural entre os dois países. “Mais do que razões econômicas, há questões emocionais que nos unem e que devemos preservar”, salientou.
 
Leia mais

 
 
 
Mariana Ribeiro e Nivaldo Souza
Agência Ciesp de Notícias
Foto: Vitor Salgado
18/09/2008