Empresas terão de registrar operações no Novoex a partir da próxima semana - CIESP

Empresas terão de registrar operações no Novoex a partir da próxima semana

Agência Ciesp de Notícias

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) anunciou para 17 de novembro (quinta-feira) a liberação das operações de exportações vinculadas a cotas de exportação, registro de credito e drawback no Siscomex Exportação Web (Novoex).

As operações (registros de crédito, e respectivos registros de exportação vinculados, e as exportações com cotas) deverão ser registradas exclusivamente no novo sistema, em razão da necessidade de unificar os controles de saldos. Os registros de crédito que ainda possuam saldo a utilizar naquela data deverão ser encerrados no sistema antigo e reabertos, pelo saldo, no novo módulo – web, informando o número do RC “legado” no campo específico. O órgão reitera que já foi disponibilizada no site do MDIC nova versão do arquivo XML Schema, para a transmissão de Re’s em lotes, a qual também será disponibilizada em produção no dia 17 de novembro.

O Siscomex Exportação, ambientado no Sisbacen, permanecerá ativo, exceto para as situações citadas acima. Isso acontecerá por um curto período para possibilitar a migração tranquila de todas as operações para o novo módulo – web, após o que será desligado para novos registros. Desta forma, a SECEX sugere que as empresas e demais usuários migrem as suas operações para o NOVOEX o mais breve possível.

A Área de Apoio e Facilitação ao Comércio Exterior está à disposição para mais esclarecimentos pelos telefones (11) 3549-3245/4833, ou nos endereços eletrônicos apoiocomex@fiesp.org.br e mailto:atendimentos@ciesp.org.br