Empresários, Trabalhadores e Poder Público unidos pelo fortalecimento da indústria e do emprego - CIESP

Empresários, Trabalhadores e Poder Público unidos pelo fortalecimento da indústria e do emprego

Cerimônia foi realizada pelo Ciesp São Bernardo do Campo

A cerimônia realizada pelo Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, regional de São Bernardo do Campo, na Câmara Municipal da cidade, em comemoração ao Dia da Indústria e do Emprego, mostrou a maturidade da relação entre capital x trabalho e deixou como mensagem que, para ter uma economia forte, um país precisa de uma indústria forte, gerando emprego de qualidade.

O Dia da Indústria e do Emprego é comemorado na cidade desde 2010, após iniciativa do vereador Mauro Miaguti, que também é vice-diretor do Ciesp SBC: “Durante o evento percebemos que os discursos da indústria, dos trabalhadores e da administração pública foram similares, todos admitem a importância do fortalecimento da indústria, gerando empregos de qualidade e proporcionando qualidade de vida à população.

A cidade de São Bernardo do Campo que é o berço da indústria, o berço do sindicalismo, assiste agora o nascimento da maturidade da relação capital x trabalho. Com certeza à partir de desse evento todos os atores responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social da nossa cidade construirão algo juntos”.

O Diretor Titular do Ciesp SBC, Hitoshi Hyodo, destacou a iniciativa de Mauro Miaguti em institucionalizar o Dia da Indústria e do Emprego: “Essa comemoração revela o respeito que os empreendedores têm pelos trabalhadores que, através da dedicação às empresas, colaboram na construção de uma sociedade mais justa.” E concluiu: “Só com empresas fortes é que teremos bons empregos.”

O Ciesp São Bernardo do Campo escolheu o Dia da Indústria e do Emprego para homenagear a Volkswagen pelos 60 anos de história em nosso país. O Diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale, representou a empresa na solenidade.

Em seu discurso ele lembrou o início da VW em um galpão no Bairro do Ipiranga, de onde saíram as primeiras unidades da Kombi e do Fusca. Lembrou que 2012 consolidou a empresa como a maior fabricante de veículos do país. Sobre a homenagem ele destacou: “É uma honra estar aqui nesse ato solene. A empresa ficou bastante sensibilizada com a homenagem.”

Estavam presentes à solenidade o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, Rafael Marques; o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, representando do Prefeito Luiz Marinho; o presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira; o 2º vice-diretor do Ciesp SBC, Cláudio Barberini Júnior; o Secretário de Esporte José Alexandre; além de conselheiros, diretores e associados do Ciesp SBC; diretores e gerentes das regionais do ABC.

O evento contou ainda com a apresentação do Coral da Gente, formado por moradores da comunidade Heliópolis, de São Paulo. Trata-se de um dos projetos do Instituto Baccarelli, do qual a Volkswagen do Brasil é parceira desde o ano 2000. Associação civil sem fins lucrativos, o Instituto Baccarelli atende cerca de 1.200 crianças e jovens em programas socioculturais que visam oferecer formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música.

No início da solenidade foi exibido um vídeo do Presidente do Ciesp/Fiesp, Paulo Skaf, sobre o Dia da Indústria.