Emprego na indústria paulista sobe 0,31% em agosto - CIESP

Emprego na indústria paulista sobe 0,31% em agosto

A indústria paulista continua contratando. Em agosto o crescimento foi de 0,31% em relação a julho. No acumulado do ano, o Estado registrou crescimento de 7,49%. O Índice de Nível de Emprego da Fiesp e do Ciesp mostrou que este é o melhor agosto desde 2005.

Dos 22 setores analisados pelo Índice, 15 tiveram comportamento positivo, 6 ficaram negativos e 1 permaneceu estável. Em agosto, o segmento mais bem colocado foi o de máquinas e equipamentos (1,2%). Com crescimento praticamente igual, produtos diversos fechou com 1,1% positivo. Móveis, 1,0%.

O setor de fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis liderou as baixas de emprego do mês, com fechamento de 2,1% das vagas de trabalho. Produtos de madeira apresentou queda de 0,6%, segundo pior resultado do Índice. Por fim, produtos têxteis recuou 0,5%.

Quanto ao comportamento das Diretorias Regionais, 24 tiveram aumento de postos de trabalho, oito fecharam vagas e quatro ficaram estáveis. O destaque fica com Jacareí (2,39%), região que mais contratou. Sorocaba aparece em segundo lugar com 1,28% positivos, seguida por Cotia, que avançou 1,13% no período.

Entre as regiões com desempenho negativo, Santo André teve o pior resultado de agosto, com queda de 3,19%. As outras duas regiões com maior redução de empregos foram Jaú (-1,65%) e São João da Boa Vista (-1,32%).

Rose Matuck, Agência Indusnet Fiesp