Emprego industrial em São Paulo cresce no mês de junho - CIESP

Emprego industrial em São Paulo cresce no mês de junho

Pesquisa realizada pelo Ciesp aponta para a criação de 2.106 postos de trabalho

O levantamento mensal de empregos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) mostra que em junho as contratações da indústria paulista cresceram 0,10%, com a criação de 2.106 postos de trabalho. De acordo com Boris Tabacof, diretor titular do Departamento de Economia (Decon) do Ciesp, a combinação entre os juros em declínio, o aumento dos gastos públicos e a expansão do crédito ao consumidor foi responsável pelo modesto aumento na oferta de empregos nesse mês. “O ritmo mais intenso da atividade econômica acabou por impulsionar, ainda que de forma tímida, as contratações na indústria”, afirma Tabacof.

No acumulado do ano foram criados 57.924 novos postos de trabalho (crescimento de 2,77%), contra 58.265 no mesmo período do ano passado (retração de 0,03%).

No mês de junho, a região de Matão foi a campeã em contratações, com crescimento de 4,71% no número de vagas. Em seguida aparecem Marília, com 1,12% e São Caetano do Sul, com 0,85%. O setor que mais influenciou o resultado neste mês foi o de produtos alimentícios. “A região de Matão é um importante pólo de processamento de frutas, especialmente sucos. Marília é também um importante centro produtor de alimentos que vem se fortalecendo a cada dia”, explica o economista do Ciesp, Daniel Baumann.

Os destaques da indústria paulista no mês foram os setores de material de transporte (1,02%), máquinas e equipamentos (0,37%) e produtos de minerais não-metálicos (0,56%). Entre os destaques negativos estão os setores de calçados (-2,36%), mobiliário (-0,67%) e produtos farmacêuticos e veterinários (-0,59%).

As regiões que mais demitiram no mês de junho foram Franca (-2,69%), pelo segundo mês consecutivo, Jaú (-2,49%) e São Carlos (-1,64%). Já a cidade de São Paulo registrou crescimento no índice de emprego em junho (0,21%). Assim como a região da grande São Paulo que apresentou crescimento de 0,20% em junho. Na região metropolitana, Diadema apresentou queda (-0,30%), São Bernardo (-0,15%), Santo André (-0,09%), enquanto São Caetano do Sul apresentou índice positivo (0,85%) alcançando o terceiro lugar nas contratações.

Apesar do índice de emprego se manter em um crescimento constante, o diretor do Departamento de Economia do Ciesp afirma que o resultado verificado no mês de junho é medíocre. Para ele, o câmbio insustentável prejudica as exportações e inibem as novas contratações. “É necessário rever o câmbio e aumentar os investimentos para o número de vagas crescer”, concluiu Tabacof.

O Centro das Indústrias

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), reúne e apóia mais de 9 mil indústrias associadas. Trata-se da maior entidade representativa do setor na América Latina, onde estão aglutinadas empresas de diferentes portes e segmentos, no maior parque industrial do País. Com 42 diretorias regionais, a entidade atua com a finalidade de reunir e dar suporte ao empresariado. As empresas associadas têm à disposição serviços variados como emissão de certificados de origem para exportação e assessoria jurídica, técnica e econômica.

Clique aqui para ver a pesquisa na íntegra