Em videoconferência sobre eleições municipais, Skaf destaca mudanças na legislação - CIESP

Em videoconferência sobre eleições municipais, Skaf destaca mudanças na legislação

Agência Indusnet Fiesp/Ciesp

Na tarde desta quinta-feira (30/6), ao abrir videoconferência sobre as Eleições Municipais de 2016 com o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) André Guilherme Lemos Jorge, o presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), Paulo Skaf, explicou que houve mudanças importantes na legislação, com novas regras de doação para campanhas políticas, e destacou que é “fundamental que todos observem rigorosamente a lei”.

“Sem dúvida, em um ano como este, neste momento em que o Brasil passa com tantas complicações, na política, na economia, com tanta insegurança, as pessoas estão apreensivas. É fundamental, com serenidade, que todos saibam direitinho como as coisas devem ser feitas”, afirmou.

Skaf comentou os problemas econômicos do país, mas ressaltou que a economia parou de piorar, existindo uma expectativa de melhora. “Por isso, o país precisa recuperar a confiança, precisa que essa crise política siga uma trilha paralela à economia para que realmente a gente possa ter a recuperação e a volta do crescimento do país.”

André Lemos Jorge destacou a mudança na data das convenções. Até 2014, as convenções eram realizadas até o final do mês de junho, e agora a escolha dos candidatos e estabelecimento das coligações ocorre após o período de alistamento, entre os dias 20 de julho e 5 de agosto do ano em que serão realizadas as eleições.

Outra alteração importante é o limite de gastos. “Essa me parece que é a grande modificação da Legislação. Ela proíbe a doação de pessoas jurídicas. O grande financiador.” O teto máximo de uma campanha nesse momento será definido pelo Tribunal Superior. Lemos Jorge respondeu perguntas feitas por e-mail pela plateia, composta por diretores do Ciesp, associados e outros participantes.

Juiz André Lemos Jorge esclarece dúvidas sobre as Eleições Municipais de 2016. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp