Em evento de premiação, indústria reconhece projeto de jovens empreendedores - CIESP

Em evento de premiação, indústria reconhece projeto de jovens empreendedores

Milena Nogueira, Agência Indusnet Fiesp

Neste sábado (11/12), o Comitê de Jovens Empreendedores da Fiesp deu seu apoio ao Prêmio Federação Paulista de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp), cujo objetivo foi reconhecer os resultados de empresas juniores que alcançaram as metas estabelecidas nos últimos três anos (de 2019 a 20021) e apresentar as expectativas futuras.

“Todos já são campeões pelo empreendedorismo”, disse o presidente da Fiesp, do Ciesp e do Senai-SP no início do evento. Paulo Skaf destacou o programa Desafio de Ideias, uma parceria de empresas com o Senai-SP. “O programa é similar aos oferecidos pelas universidades. A empresa apresenta um desafio e os alunos se unem para buscar uma solução”, afirmou. Ele convidou os integrantes da Fejesp para visitarem o Senai-SP, com estrutura moderna, equipamentos de última geração e cursos que se aprimoraram cada vez mais, enfatizou. 

Skaf frisou o novo cenário mundial, impactado inclusive pela pandemia, e que o Brasil precisará de um tempo para um reajuste, mais o fato de a indústria passar por um período desafiador, mas que oferece oportunidade aos jovens. “Por isso, vocês têm muitos desafios pela frente. O empreendedorismo é muito empolgante e iniciar novos negócios é algo que deve ser constante, para a vida inteira. Vocês têm tudo adiante, o tempo, estão começando, isso é um grande patrimônio”, disse.

Fotos: Karim Kahn/Fiesp

Como conselho aos participantes, Skaf recomendou que desfrutassem da oportunidade proporcionada. “Aproveitem a visão que a Empresa Júnior dá para a vida e a prática do negócio. Ajudar um país, gerar empregos, e, consequentemente, se beneficiar por todo o seu esforço, pelo retorno, é o que torna um trabalho verdadeiro, é o que funciona para o Brasil”, incentivou o presidente.

Roger Appolinário, diretor-titular do CJE, detalhou a premiação das empresas que se destacaram em 2021 e no triênio 2019-2021 “As premiações vão acontecer seguindo os principais indicadores estratégicos e as informações do Portal da Brasil Júnior, e serão divididas em premiações do Planejamento Estratégico da Rede e premiações Especiais”.

Como premiação especial, em categoria exclusiva, a Fiesp premiou cases de sucesso da indústria, concedendo à Poli Júnior a premiação Fiesp de Maior Quantidade de Projetos Realizados para a Indústria e à EESC Júnior, da Universidade de São Paulo (USP), do campus São Carlos, o prêmio Fiesp como Projeto de Impacto para a Indústria.

A Poli Júnior é uma Empresa Júnior de engenharia da Escola Politécnica. Formada exclusivamente por alunos de Graduação, fornece serviços em todas as áreas de engenharia com o auxílio técnico de professores da faculdade, desenvolve projetos de engenharia para auxiliar no desenvolvimento desde micro e pequenos empresários até grandes empresas. Já a EESC Jr. prioriza projetos e consultria em engenharia e arquitetura, sendo composta por estudantes de Engenharia e Arquitetura da USP, em São Carlos. 

Confira o evento de premiação na íntegra no canal da Fiesp, no Youtube.