Doações ao Fumcad até dia 30 podem ser deduzidas do imposto - CIESP

Doações ao Fumcad até dia 30 podem ser deduzidas do imposto

Até o dia 30 de dezembro, as doações para projetos do terceiro setor que atendam crianças e adolescentes na cidade de São Paulo podem ser deduzidas do Imposto de Renda do próximo ano. Pessoa jurídica deduz até 1% do imposto devido e pessoa física, 6%.

Para conseguir esse benefício, a doação deve ser feita por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad), gerido pela Secretaria de Participação e Parceria da Cidade de São Paulo.


Na avaliação de Vitor Seravalli, diretor de Responsabilidade Social do Ciesp, o Fumcad é uma excelente oportunidade para empresas e cidadãos destinarem recursos a projetos sociais de acordo com as regras estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, criado em 1990.


“Os projetos são definidos de acordo com as diretrizes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA, que recebe recursos automaticamente através de depósito bancário e fiscaliza a gestão de entidades sociais cadastradas previamente”, destaca Seravalli, atual presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, iniciativa da ONU para difundir a responsabilidade social corporativa e a sustentabilidade.

No site www.prefeitura.sp.gov.br/fumcad, o doador pode escolher um entre os cerca de 700 projetos já aprovados pelo CMDCA e aptos a receber recursos.

Segundo a prefeitura, o Fundo recebeu R$ 80 milhões somente nos últimos dois anos. Em 14 anos, havia arrecadado R$ 13 milhões. Hoje já são mais de 500 mil crianças e adolescentes beneficiados na cidade de São Paulo com as ações propostas por meio do Fumcad.


Agência Ciesp de Notícias