Dia “D” do programa Meu Novo Mundo atrai mais de 100 pessoas com deficiência em busca de vagas - CIESP

Dia “D” do programa Meu Novo Mundo atrai mais de 100 pessoas com deficiência em busca de vagas

Bernadete de Aquino, Agência Indusnet Fiesp

Nesta quinta-feira (16/7), a unidade da Vila Leopoldina do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) recebeu mais de 100 pessoas com deficiência para cadastro no programa Meu Novo Mundo, que prevê inclusão no mercado de trabalho, em um evento especial denominado Dia “D”.

O objetivo da ação foi atrair pessoas com deficiência para preencher vagas de trabalho oferecidas por empresas que aderiram ao programa. Assim que contratados, os aprendizes iniciam simultaneamente cursos no Senai-SP e participam de atividades esportivas e de artes, entre outras, no Sesi-SP.

De acordo com o diretor do Departamento de Ação Regional (Depar) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Sylvio de Barros, responsável pela implantação do programa Meu Novo Mundo, a ação foi bem-sucedida. “Eu considerei esse dia um sucesso, nós tivemos quase 200 pessoas [incluindo familiares dos candidatos] interessadas em começar e vamos atender as indústrias rapidamente.”

Para a manicure Ângela Patrícia, mãe de Fabiana, 20 anos, que tem deficiência visual, a expectativa é boa para a filha, que tem procurado cursos e atualizações, após a conclusão do ensino médio na escola pública. “Vai abrir portas para ela”, diz Ângela.

A técnica de laboratório Neusa Ribeiro de Santana – mãe de Milena, 16, que tem síndrome de Williams, responsável por um déficit de aprendizagem – considera o Meu Novo Mundo “uma luz no fim do túnel”.  “Aqui ela vai deslanchar.”

Candidatos ao programa Meu Mundo Novo se inscrevem no Dia D, no Sesi da Vila Leopoldina. Foto Everton Amaro/Fiesp

O programa

Idealizado pela Fiesp, em parceria com Sesi-SP e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), o Meu Novo Mundo é realizado em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP) e teve as primeiras turmas iniciadas em fevereiro de 2015.

Atualmente, 434 pessoas com deficiência, contratadas por 30 empresas, participam ou vão iniciar cursos de capacitação em 31 escolas do Sesi-SP e Senai-SP. No Estado de São Paulo, outras 152 escolas das duas instituições estão prontas para receber turmas.

Como funciona

Ao participar, a pessoa com deficiência é contratada por três anos como aprendiz por uma das indústrias que aderiram ao programa Meu Novo Mundo – recebendo salário e benefícios oferecidos pela empresa desde o início.

Simultaneamente, o aprendiz inicia cursos de capacitação técnica no Senai-SP, como assistente administrativo, almoxarife, assistente técnico de Tecnologia de Informação (TI) ou inspetor de qualidade e participa de atividades esportivas e de qualidade de vida, no Sesi-SP.

Pessoas com deficiência que quiserem participar e indústrias que queiram contratar podem se cadastrar diretamente pelo site www.meunovomundo.org.br ou fazer contato com o Sesi-SP pelo telefone: (11) 3146-7375.