Desenvolvimento do País depende do empreendedorismo, diz Ozires Silva - CIESP

Desenvolvimento do País depende do empreendedorismo, diz Ozires Silva

 
Ozires e Lucas: Preparando os jovens empreendedores

 Durante palestra em reunião do NJE, o empresário falou sobre seu livro “Cartas a um jovem empreendedor”

O desenvolvimento econômico e social do Brasil depende dos esforços dos empreendedores, principalmente, os jovens. A afirmação é do empresário e ex-ministro, Ozires Silva, durante palestra realizada recentemente no Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do CIESP. Para ilustrar a afirmação, Ozires Silva, utilizou o exemplo da China. Segundo ele, o crescimento do país oriental não é por acaso. “O que está acontecendo com o mercado chinês foi planejado e deu certo”, disse.

Ozires Silva considera que o empreendedorismo no Brasil tem enorme potencial e capacidade, mas deve ser cada vez mais incentivado. “O País está em último lugar em todos os setores, menos em empreendedorismo”, criticou.

Na ocasião, o empresário falou sobre o seu livro lançado em novembro de 2005 pela Editora Campus e que integra a série “Cartas a um jovem…”, que convida profissionais de diversas áreas trazendo reflexões, críticas e experiências dos autores nos segmentos que estes atuam.

Experiência. Como não poderia deixar de ser, o titulo do livro de Ozires é “Cartas a um jovem empreendedor”, no qual o empresário desfila pelas páginas toda sua experiência como à época em que esteve à frente da EMBRAER e como conseguiu construir esse projeto de êxito e ousadia. O ex-ministro disse aos jovens empreendedores do CIESP que nesta área o risco nunca pode ser zero. “No empreendedorismo temos que contar com os riscos”, disse.

Ozires Silva salientou a importância da preparação dos jovens para enfrentarem os percalços do setor empreendedor. “Temos que preparar nossos jovens e expor todas as experiências possíveis para que eles absorvam conhecimentos e apliquem em suas atividades”, frisou.

O diretor do NJE do CIESP, Luiz Fernando Lucas, afirmou que a entidade tem trabalhado no sentido de fornecer o máximo de preparação aos seus jovens empreendedores. “Nós do NJE temos a atitude e o objetivo de formar líderes para ajudarem no desenvolvimento do País”, disse. Segundo Lucas, as palestras realizadas pelo NJE, como a de Ozires Silva, são importantes para cumprir esse objetivo.

Jean Carlo Martins
Agência CIESP de Notícias
04/04/2006