Curso do Ciesp vai abordar eficiência energética na indústria - CIESP

Curso do Ciesp vai abordar eficiência energética na indústria

A indústria responde por 47,8% da energia elétrica consumida no Brasil, mas a maior parte das empresas do setor ainda desconhece ferramentas de gestão energética que possam auxiliá-las a economizar o recurso. A constatação fez o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) lançar, nesta quinta-feira (23), o curso “Gestão Eficiente da Energia na Empresa”, que será ministrado na entidade a partir de agosto.


De acordo com o diretor-titular de Infraestrutura do Ciesp, Júlio Diaz, o treinamento pretende tornar o tema mais acessível para empresas que não têm estrutura técnica especializada na área energética.


“Há uma grande demanda da indústria por métodos técnicos que reduzam os custos de energia, o que pode ser feito com a adoção de políticas de eficiência energética pelas empresas”, indica Diaz.


O treinamento de 20 horas/aula, desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) e a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), pretende incentivar a adoção de medidas de contenção de consumo de energia ao planejamento integrado do setor produtivo.


Na avaliação da diretora-executiva da Abesco, Maria Cecília Amaral, o maior desafio das indústrias é justamente integrar a eficiência à sua estrutura de produção, superando fatores externos e sazonais como aumentos de tarifas e períodos de diminuição de oferta. “A eficiência energética deve ser uma atividade estrutural de uma empresa e não um evento excepcional”, alertou.


Para o instrutor do treinamento, Mário Sergio Cambraia, coordenador do curso de engenharia de controle e automação industrial do IFSP, “só há duas maneiras de se uma empresa ser eficiente no uso de energia: ou pela conscientização ou pela automação”.


Ambas as vertente destacadas por Cambraia serão a força motriz do curso do Ciesp, que irá abordar tanto temas mais simples, como a leitura da conta de luz e suas intrincadas nomenclaturas, como a tecnologia disponível no mercado para economizar na fatura das concessionárias.

Clique aqui para ver a apresentação de Mário Sergio Cambraia, durante o lançamento do curso.

Mais informações sobre o treinamento podem ser obtidas nos telefones (11) 3549-3258 / 3233 / 3288 ou e-mail cursos@ciesp.org.br.


Nivaldo Souza, Agência Ciesp de Notícias