Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social realiza encontro na Fiesp/Ciesp - CIESP

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social realiza encontro na Fiesp/Ciesp

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão consultivo da Presidência da República, promove na sede da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), nesta quinta-feira (19), reunião ampliada para apresentar a Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento (ANC).


O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e secretário-executivo do CDES, Alexandre Padilha, coordenará o encontro, em parceria com a Federação. O presidente da Fiesp, Benjamin Steinbruch, participa do evento, que acontecerá no Salão Nobre da entidade, no 15º andar, em São Paulo.


As diretrizes da Agenda, que já foram apresentadas em outras regiões, serão debatidas pelos conselheiros do CDES Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib); e José Lopez Feijóo, vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O objetivo é disseminar o conteúdo da Agenda e levantar aspectos regionais que podem ser incorporados ao debate.


A ANC foi aprovada pelo Conselho e apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 17 de junho. Após o período mais agudo da crise econômica internacional, os conselheiros concluíram que o Brasil está em um novo patamar de desenvolvimento. Para dar continuidade a esse ciclo, eles elegeram nove desafios:


1) Os novos horizontes da educação; 2) Desafios do Estado democrático e indutor do desenvolvimento; 3) A transição para a economia do conhecimento; 4) Trabalho decente e inclusão produtiva; 5) Padrão de produção para o novo ciclo de desenvolvimento; 6) O potencial da agricultura; 7) O papel da infra-estrutura: transportes, energia, comunicação, água e saneamento; 8) A sustentabilidade ambiental; 9) Consolidação e ampliação das políticas sociais.


Agência Ciesp de Notícias