Congresso discutirá perspectivas econômicas para as MPIs em 2010 - CIESP

Congresso discutirá perspectivas econômicas para as MPIs em 2010

Muitas das dificuldades enfrentadas pelas micro epequenas indústrias no dia a dia estão associadas, em geral, à questões trabalhistas, falta de crédito e de licenças ambientais e dificuldade de acesso ao mercado internacional.

Com a proposta de discutir soluções para entraves que afetam os pequenos negócios, a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) realizam no dia 20 de outubro o 4º Congresso da Micro e Pequena Indústria.

“O Congresso vai tratar das perspectivas econômicas com foco nas micro epequenas indústrias para o próximo ano”,adianta o diretor-titular do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da Fiesp, Milton Bogus.

De acordo com o diretor, as perspectivas serão abordadas a partir da necessidade de promover a união e cooperação dos pequenos negócios com as distintas entidades do setor. “Vamos apresentar também a possibilidade de as empresas acessarem novos mercados”, acrescenta.

Temas
Na área de crédito, o 4º Congresso da MPI vai discutir garantias, linhas de financiamentos para micro e pequenas e convênio especial de 13º salário. Na área ambiental, serão abordados o licenciamento, sistema simplificado, cartilhas de orientação e alterações na legislação.

Os entraves na área trabalhista também terão destaque, com o debate sobre legislação, reclamação, depósito recursal e redução de jornada.

A novidade desta edição do Congresso é a possibilidade de conhecer novos mercados com comércio eletrônico, novas ferramentas digitais, sites, Internet, logística e promoção comercial, rodadas de negócios nacionais e internacionais, participação em feiras e experiências internacionais.

Salas temáticas
Em paralelo ao encontro, serão realizadas palestras temáticas ao longo do dia. A primeira é sobre competitividade; asegunda, sobre gestão empresarial. Os interessados terão acesso a temas como inovação, design, gestão estratégica e gestão financeira.

Haverá também exposição de entidades e parceiros que têm programas voltados às MPIs. As empresas poderão conhecer produtos e serviços, assessorias, consultorias, treinamentos, programas de financiamentos, entre outros.

A inscrição é gratuita.Confira aquia programação completa do Congresso.

Serviço:
4º Congresso da Micro e Pequena Indústria

Data: 20 de outubro, das 9h às 19h
Local: Hotel Renaissance (Alameda Santos, 2233, Jardins, São Paulo)
Informações: tel.(11) 3549-4499
E-mail: relacionamento@fiesp.org.br

Lucas Alves, Agência Indusnet Fiesp