Concursos incentivam boas ideias para o setor produtivo - CIESP

Concursos incentivam boas ideias para o setor produtivo

Entre as atividades do IV Congresso da Micro e Pequena Indústria, realizado nesta terça-feira (20), pela Fiesp e o Ciesp, em São Paulo, foram revelados os ganhadores das três categorias da fase estadual do concurso incentivado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Prêmio Bitec 2008, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Categoria inovação e produtividade de concurso promovido pela CNI:

Modalidade micro e pequena indústria

PPS Indústria e Comércio Ltda. com o projeto “Desenvolvimento de suspensão ativa Dual Air para prática de ciclismo esportivo”.

Média e grande

Incomepe Indústria de Materiais Cirúrgicos Ltda. com a “Máquina de ensaio de prótese total de quadril.


Categoria Desenvolvimento Sustentável:

 Micro e pequena

Termogal tratamento de superfícies Ltda., com o projeto “Descarte zero de efluentes galvânicos-eletrocoagulação-flotação de alta eficiência.

Média e grande

Amanco Brasil Ltda. por “Ganhos por ecoeficiência”.


Categoria Design

Micro e pequena

Acom Design Industrial e seu projeto “Bicicleta bike passeio”.

Média e grande

Basf S.A. pelo “Spray multiuso Suvinil”.

Prêmio Bitec incentiva academia
O Prêmio Bitec tem como objetivo transferir conhecimento das Instituições de Ensino Superior para o setor produtivo. A vencedora da edição 2008 foi a Vale Mais Indústria, Comércio e Exportação de Derivados de Banana Ltda., que recebeu certificado de participação pelo melhor artigo técnico que integrará a coletânea do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) 2008/2009.

O bolsista Vinicius Maschio Xavier de Morais, aluno da Faculdade de Tecnologia de Marília (Fatec), recebeu do IEL o prêmio de R$ 1.000 pelo melhor artigo técnico apresentado. Sua orientadora, Flavia Maria Vasquez F. Machado, do Laboratório de Processamento de Alimentos, foi agraciada com R$ 2.000 pela orientação e pelo apoio ao projeto.

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp