Ciesp recebe reunião do Pacto Global da ONU - CIESP

Ciesp recebe reunião do Pacto Global da ONU

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) recebe, na próxima segunda-feira (31), reuniões das comissões Caring for Climate (meio ambiente) e de Direitos Humanos e Trabalho – ambas do Comitê Brasileiro do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

O núcleo do Pacto Global no Brasil, presidido pelo diretor-titular de Responsabilidade Social do Ciesp, Vitor Seravalli, é formado por quatro comissões: anticorrupção, direitos humanos e trabalho, educação e meio ambiente.

Cada grupo de trabalho conta com participação de algumas maiores empresas brasileiras, signatárias do Pacto. Os grupos se reúnem periodicamente para discutir experiências e elaborar iniciativas de promoção do temas pertinentes a cada comissão.

Caring for Climate
Empresas signatárias do Pacto Global vão discutir temas da agenda que o Brasil levará à 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), que a ONU realiza em Copenhague (Dinamarca), entre e 7 e 18 de dezembro. Na ocasião, os 192 países-membros do COP-15 deverão elaborar um novo documento global sobre o clima, em substituição ao Protocolo de Quioto. A reunião no Ciesp terá palestra do assessor de políticas públicas do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Caio Magri.

Trabalho escravo
Já a Comissão de Direitos Humanos e Trabalho debaterá a questão do trabalho escravo na cadeia produtiva. O tema será abordado pelo jornalista Leonardo Sakamoto, da ONG Repórter Brasil. Sakamoto é também membro do comitê executivo da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) e do comitê de coordenação do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. Foi relator do II Plano Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

Nivaldo Souza, Agência Ciesp de Notícias