CIESP pretende abrir três novas cooperativas de crédito em 2006
- Atualizado em
Miquelin: agilidade e juros mais
baixos do que no mercado financeiro
Plano de expansão do projeto que possibilita acesso a crédito sem burocracia e com juros abaixo dos oferecidos pelos bancos demonstra sucesso da iniciativa
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) pretende abrir em 2006 mais três cooperativas de crédito em parceria com o Sicredi. Atualmente, a entidade paulista possui três cooperativas nas regiões do ABCD, Sertãozinho e Alta Noroeste (Araçatuba e região).
O diretor de Crédito e do Departamento de Competitividade (DECOMP) do CIESP, Claudio Miquelin, afirma que a entidade pretende, no espaço de três anos, oferecer a seus associados 10 cooperativas em diferentes regiões do Estado de São Paulo. O plano de expansão do projeto do CIESP indica o sucesso do modelo iniciado em 2004. “Levamos crédito rápido e preciso para as necessidades das empresas”, diz Miquelin.
A todo vapor
As cooperativas do CIESP vão a todo vapor. No ano passado, por exemplo, o Sicredi-CIESP ABCD abriu um novo posto de atendimento na região, devido à alta demanda. A cooperativa da Alta Noroeste, atendida pela Diretoria Regional do CIESP em Araçatuba – que abrange 33 cidades, entre elas o pólo calçadista de Birigui –, fechou o ano de 2005 com 154 associados contra 74 em 2004. No final do ano passado, foi registrou um patrimônio de R$ 800 mil com superávit de R$ 71 mil, que foram destinados às reservas previstas pelo sistema Sicredi e dividido entre os associados. O gerente de negócios da cooperativa, Luiz Carlos Lemos Júnior, ressalta o sucesso da iniciativa em tão pouco tempo. “Esse é um fato inédito no cooperativismo de crédito brasileiro”, observa.
O empresário birigüiense Luiz Pinto, proprietário da Injetar Indústria e Comércio, destaca a importância da cooperativa para seu negócio: “Tenho conseguido brigar por melhores taxas e condições bancárias. Em um curto período (ele passou a usar a cooperativa há cerca de seis meses), já deu para perceber a diferença. Estou concentrando minhas operações na Sicredi”. Ele também ressalta o atendimento diferenciado, com funcionários atenciosos que descomplicam as operações financeiras em um serviço personalizado.
Opção aos bancos
maiores beneficiados são micro e pequenas empresas
Apesar de contar com a mesma estrutura dos bancos, oferecendo cheque especial, conta corrente, entre outros, as cooperativas de crédito do CIESP se apresentam como uma opção para os empresários que buscam crédito acessível e sem burocracias. Segundo o diretor de Crédito e do Decomp, Claudio Miquelin, o sistema da entidade possui capital próprio e procedimentos que contrapõem à lentidão dos bancos e oferece juros mais em conta que os praticados pelo sistema financeiro. “Sem o intermédio do banco, as empresas ganham em agilidade e se beneficiam com juros menores”, afirma.
Atualmente, 80% das beneficiadas com o programa de crédito da entidade paulista são micro ou pequenas empresas que encontram linhas de crédito e serviços disponíveis com taxas cerca de 30% inferiores à média praticada pelo mercado. Enquanto os juros dos bancos estão em volta de 4,5%, as cooperativas trabalham com taxa média final de 2% a 2,5% ao mês.
SICREDI CIESP ABCD SICREDI CIESP Alta Mogiana SICREDI CIESP Alta Noroeste |
Jean Carlo Martins
Agência CIESP de Notícias