Ciesp Oeste debate empregabilidade em seminário no dia 24
- Atualizado emNo dia 24 de abril, o Ciesp Oeste realiza o 1º Seminário de Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional, que abrange Pirituba e região. O evento é organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Subprefeitura de Pirituba, Associação Comercial de São Paulo e Sebrae/SP. Segundo a analista de projetos do Sebrae/SP Regional Oeste, Claudia Fidalgo, a intenção é fazer um “raio x” da região para identificar o perfil do empresariado. “A idéia é traçar um diagnóstico e conhecer as necessidades dos empresários, para podermos traçar novas ações com base nessas expectativas”, explica.
A desapropriação de um terreno de 4,9 milhões de m² na divisa dos distritos de Pirituba e Jaraguá, para a construção de um megapólo de convenções, e a necessidade de informar a comunidade local sobre o que irá acontecer na região foram os principais pontos que levaram as entidades a realizar o seminário. De acordo com os organizadores do evento, a intenção é melhorar a visão do empresariado da região e atrair novos investimentos. “Precisamos movimentar a massa empresarial e estimular ações em conjunto, mostrando o que cada entidade está fazendo pela região. Para isso, é necessário despertar o interesse dos empresários e fomentar iniciativas”, afirma Claudia Fidalgo.
O seminário pretende reunir a comunidade empresarial, entidades e lideranças locais em um público estimado de 300 pessoas. Além das palestras, o evento é uma oportunidade para que os empresários se conheçam e troquem experiências. “Esse tipo de encontro estimula o relacionamento e gera novas oportunidades de negócios”, garante a analista do Sebrae.
Empregabilidade
A intenção das entidades é promover uma série de eventos posteriores com temáticas diferentes. Neste ano, o tema é desenvolvimento regional com foco em empreendedorismo e empregabilidade – assunto da palestra que será ministrada por consultores do Ciesp no dia do seminário. Para o diretor titular do Ciesp Oeste, Fábio Ferreira, a cultura do empreendedorismo tem que ser levada ao chão de fábrica. “O empresário deve fomentar a visão empreendedora do funcionário, para que ele enxergue oportunidades dentro da empresa e possa aplicar no processo produtivo”, aponta.
Na opinião de Bernadete Mafra, coordenadora do grupo de RH do Ciesp Oeste, as empresas que querem se manter competitivas no mercado precisam investir em pessoas. Uma eficaz seleção de candidatos, a fidelização do profissional na empresa e investimentos em capacitação são os principais pontos que os empresários devem perseguir. “A empresa precisa apostar no desenvolvimento dos níveis de empregabilidade de seus funcionários, investindo em treinamento e retendo talentos. Não há outro caminho para alcançar a capacidade competitiva”, diz.
A manutenção da capacitação também é considerada fundamental. “É necessário ter foco no momento do recrutamento, pois há requisitos técnicos que a empresa não consegue no mercado. Por isso, a qualificação e a continuidade desse processo são tão importantes”, ressalta a especialista.
As inscrições para as palestras são gratuitas, e as vagas são limitadas. Inscreva-se pelo telefone 0800 728 0202.
Serviço
1º Seminário de Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional
Data e horário: 24 de abril, às 18h
Local: Sociedade Holandesa de São Paulo – Casa de Nassau
Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 4123 – Pirituba
Informações: Ciesp Oeste – Fone: 3641-0988
Agência Ciesp de Notícias
Mariana Ribeiro
14/04/2008