CIESP lança sistema de informação para comércio exterior
- Atualizado emIniciativa da entidade tem o objetivo de fornecer dados estratégicos para as empresas associadas
O mercado externo já se consolidou como uma opção para as empresas brasileiras. No entanto, informação e conhecimento são essenciais para adentrar no comércio exterior. Pensando nisso, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) lança o Sistema de Inteligência Comercial (SIC), como forma de fornecer informações essenciais às empresas associadas que exportam ou querem iniciar negócios com empresas estrangeiras.
Esta é uma forma de a entidade não só estimular as exportações dos seus associados, mas também municiá-los de recursos que possibilitem aumento na competitividade. O SIC é um sistema inédito direcionado, principalmente, às pequenas e médias empresas, que não possuem estrutura suficiente para desenvolver pesquisas de mercado em todas as suas variáveis.
O sistema vai trazer dados focados na área estratégica para a empresa atuar no comércio exterior influenciando diretamente na decisão dos locais para onde exportar. Por meio do SIC, poderão ser identificados a legislação, o custo e os documentos necessários para atender a legislação de cada país.
Os técnicos responsáveis pela operação do sistema passaram por treinamentos e estão capacitados a analisar os dados e fornecer a melhor informação ao associado. O diretor titular do Departamento de Comércio exterior (DECEX) do CIESP, Humberto Barbato, salienta que o trabalho soma-se aos inúmeros serviços disponibilizados pela entidade para atender seus associados. “O SIC foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de opinião junto aos associados e visa atender suas expectativas quanto às informações relacionadas ao comércio exterior”, conclui.