Ciesp intensifica atividades voltadas ao associado - CIESP

Ciesp intensifica atividades voltadas ao associado

Texto: Odair Souza

As áreas técnicas do Ciesp iniciaram o ano com intensa pauta de serviços voltados aos associados, algumas em parceria com as unidades regionais. Representantes da entidade já percorrem o estado para discutir soluções e apresentar as tendências e oportunidades advindas do crescimento econômico brasileiro.

O Ciesp mobilizou mais de 1000 empresas e 1.800 pessoas, nos três primeiros meses de 2011, em eventos das áreas de infraestrutura, produtos e serviços e meio ambiente. Internamente, a entidade desenvolve um projeto de suporte à inovação tecnológica, cuja meta é capacitar 1000 pequenas empresas, nos próximos três anos, a se tornarem inovadoras (leia matéria nesta edição).








Petróleo e gás – Em 2010, Ciesp orientou 1.400 empresários a se cadastrarem no Portal de Oportunidades do Prominp

Meio ambiente
No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a entidade reuniu em sua sede, na capital, cerca de 500 pessoas em um seminário para tratar de questões como captação, uso racional e devolução da água ao meio ambiente e, por consequência, os ganhos econômicos e ambientais com o reúso e demais práticas de Produção mais Limpa.

Para o presidente do Ciesp/Fiesp, Paulo Skaf, o empresariado já tem a consciência de que investir em P+L não é apenas uma medida ambiental. “No final das contas, representa economia e ganho de competitividade”, ressaltou.

O diretor de Meio Ambiente do Ciesp, Eduardo San Martin, falou sobre a importância do reúso diante do risco de escassez já anunciado para 2015. “Quanto maior a quantidade captada, maior o custo para a indústria. E quanto pior a qualidade da água devolvida, mais se paga. Queremos mostrar que o uso racional da água acaba por reduzir o custo do produto final”.

No ano passado, o Ciesp intensificou o trabalho de orientação de seus associados para a adoção de práticas de P+L, quando realizou uma série de fóruns de sustentabilidade em nove regiões do estado, em parceria com o Sesi-SP. No total, foram 1.200 participantes em todo o estado.

Infraestrutura
A entidade também avança na orientação e na defesa da indústria nas áreas de energia, telecomunicações e petróleo e gás. Este serviço é realizado em todo o estado, visando apresentar aos empresários as oportunidades de negócios proporcionadas pelo pré-sal e o pós-sal.








Rodadas de negócios – Ciesp tem 15 eventos programados para 2011

Nos três primeiros meses do ano, mais de 1.000 pessoas receberam apoio e orientação de diretores e técnicos, e mais de 500 empresas foram beneficiadas diretamente. Até agosto de 2010, a parceria com Prominp/Petrobras permitiu ao Ciesp cadastrar 792 companhias e orientar 1.400 empresários no processo de inscrição no Portal de Oportunidades.

Neste ano, o Ciesp realizou ações em defesa de seus associados em questões que envolvem o fornecimento de energia elétrica (CPFL e Eletropaulo) e a prestação de serviços de telefonia e internet (Telefônica), entre outros serviços voltados ao dia a dia das empresas.

A Diretoria de Infraestrutura também retomou o ciclo de palestras de orientação em petróleo e gás nas cidades de São Paulo, Piracicaba, Franca/São Joaquim da Barra, Mogi das Cruzes e Sorocaba, até março; e eficiência energética na Capital, em Rio Claro e em São José do Rio Preto.

Negócios
O calendário das rodadas de negócios segue igualmente agitado. São 15 programadas ao longo do ano. Estão próximos os eventos de Marília e ABCD, nos dias 5 e 31 de maio, respectivamente. Em Marília, a rodada deve ser realizada pela regional do Ciesp local em parceria com as diretorias de Bauru, Botucatu e Jaú.

Segundo José Henrique Toledo Corrêa, diretor de Produtos, Serviços e Negócios do Ciesp, a novidade de 2011 são as rodadas setoriais. No dia 24 de março aconteceu a primeira, em Jundiaí, cujo foco foi o setor de logística. Foram mais de 1.100 reuniões entre 120 empresas.

Encerram o semestre, em junho, a rodada de Santa Bárbara d’Oeste e a das diretorias distritais do Ciesp, na capital paulista.