Ciesp e outras entidades paulistas debatem Amazônia nesta terça-feira
- Atualizado emO impasse sobre a demarcação contínua na reserva indígena Raposa Serra do Sol, que tem causado diversos conflitos no Estado de Roraima, ampliou a discussão do tema ambiental não só nas agendas política, econômica e social brasileiras, mas também no cenário internacional, tendo em vista a importância da Floresta Amazônica para o equilíbrio ecológico do planeta.
Com a finalidade de envolver as diversas camadas da sociedade nesse debate, um grupo composto por mais de cem entidades – dentre elas as integrantes do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor como SESCON-SP, ACSP, CIESP, Fecomercio, OAB-SP, Cebrasse, Sindhosp, Sindcont-SP e Fecontesp, além de outras parcerias como a FIESP – promoverão na próxima terça-feira (10/06), a partir das 9 horas, o seminário “A Realidade da Amazônia: Soberania ameaçada, farsa ou realidade”.
Um dos expositores do encontro, o General Luiz Gonzaga Lessa, ex-comandante militar da Amazônia, alerta que o conflito em Raposa Terra do Sol pode colocar em risco a própria soberania brasileira. “Essa questão tem muito a ver com a tentativa de transformar toda aquela área, onde vive boa parte das nações indígenas, em uma nação distinta do Brasil”, afirma o ex-presidente do Clube Militar e ex-comandante do Comando Militar do Leste.
Para outro palestrante do seminário, o deputado federal Aldo Rebelo, a questão não se limita a escolher um lado e tomar posição. “Todos integram uma só nação diversificada. O brasileiro hoje é índio, branco, negro e, sobretudo, o resultado do caldeirão que nos fez uma civilização única no mundo”, diz o parlamentar.
Também integrante do grupo de expositores, o professor da UFRGS, Denis Rosenfield, espera com expectativa a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre Raposa Serra do Sol, agora em junho. “O STF decidiu pela manutenção do status quo enquanto esse processo jurídico estiver se desenrolando. Sustou, portanto, a retirada dos não-índios e dos índios que são seus aliados. Isso significa que tanto os indígenas quanto os proprietários rurais devem manter suas posições”, argumenta.
Serviço
Seminário “A Realidade da Amazônia: Soberania Ameaçada, Farsa ou Realidade”
Dia: 10 de junho, terça-feira
Data: a partir das 9 horas
Local: Clube Esperia – Avenida Santos Dumont, 1.313 – Santana
Expositores: Jonas de Souza Marcolino – índio macuxi; General Luiz Gonzaga Lessa, ex-comandante militar da Amazônia; Aldo Rebelo, deputado federal e Denis Rosenfield, professor da UFRGS.
Agência Ciesp de Notícias
09/06/2008