Ciesp e Fiesp promovem treinamento sobre o Certificado de Origem Online - CIESP

Ciesp e Fiesp promovem treinamento sobre o Certificado de Origem Online

Ferramenta facilita processo de exportação e garante o cumprimento das regras de acordos comerciais internacionais

Mais de 100 representantes de empresas participaram de um treinamento na tarde desta quinta-feira (30/01) na sede da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) sobre o Certificado de Origem Online (e-Cool), uma plataforma atualizada pelas entidades em 2012 para um modelo com recursos que facilitam o processo de exportação.

O evento foi organizado pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) das entidades.

Para exportar seus produtos, o empresário precisa atender a uma série de formalidades impostas por órgãos do governo, entre elas o “Certificado de Origem”, documento que dá ao exportador tratamento preferencial em mercados estrangeiros com os quais o Brasil possui acordo de comércio.

Segundo os organizadores do treinamento, ao menos 70 representantes de empresas estiveram presentes no encontro na sede da Fiesp e do Ciesp e outros 50 participaram pela Internet.

 

A Fiesp já disponibilizava uma versão eletrônica do Certificado de Origem, mas com a nova versão, o uso de papel diminui ainda mais. A federação também simplificou o documento chamado “Declaração de Produto”.

Com apenas uma ‘Declaração por Produto’, o sistema faz a correlação da classificação e informa todas as ‘Regras de Origem’ para todos os ‘Acordos Comerciais’ do produto exportado.

Agência Ciesp de Notícias