CIESP de São Bernardo do Campo desenvolve Censo do 3º Setor - CIESP

CIESP de São Bernardo do Campo desenvolve Censo do 3º Setor

Iniciativa visa ajudar indústrias a identificar oportunidades na área de responsabilidade social

Com o objetivo de mostrar para as empresas de São Bernardo a força econômica e social do 3º Setor e seu impacto em toda a sociedade, a Diretoria Regional do CIESP em São Bernardo do Campo assinou protocolo de intenções para a realização do Censo do 3º Setor da cidade em parceria com a Prefeitura de SBC, a Fundação Salvador Arena e a Fundação Getúlio Vargas.

O documento assinado em reunião plenária do CIESP local, realizada no Camp SBC – Centro de Formação e Integração Social, pretende levantar uma base de informações que deverá orientar o setor privado quanto as melhores oportunidades para o desenvolvimento de projetos sociais em parceria com fundações, associações e ONGs (Organizações não-governamentais) do município.

O ex-prefeito de SBC e atual secretário de Ações Comunitárias, Maurício Soares, disse que o projeto causará uma agradável surpresa na sociedade. “Vamos descobrir as centenas de entidades já formalizadas na cidade e as que ainda precisam ser reconhecidas”, disse.

A mesma opinião foi compartilhada por Nelson da Silva Leme, diretor da Termomecânica e representante da Fundação Salvador Arena, que destacou a importância do trabalho para toda a coletividade. “Como as entidades serão conhecidas mais profundamente, poderemos contribuir bastante para o desenvolvimento dos projetos sociais”, lembrou.

Vitor Seravalli, diretor de Responsabilidade Social do CIESP, prevê que a realização do censo, inédito no Estado de São Paulo, deverá consolidar os investimentos sociais. “Algumas empresas já atuam nesta área de Responsabilidade Social, com as parcerias para a realização do censo haverá mais profissionalização. Assim, conseguiremos explorar de maneira positiva a sinergia existente entre todos os setores”, destacou.

Seravalli lembrou que em maio, o CIESP SBC organizará o I Seminário de Responsabilidade Social, com a participação de especialistas no tema. “Precisamos padronizar as informações, pois percebemos que ainda falta muito conhecimento sobre o tema no mundo empresarial”, concluiu.

A diretora de Responsabilidade Social do CIESP SBC, Maria Célia Salles Ferreira, lembrou do projeto Empresa Educadora, que já implementou reformas físicas e pedagógicas em duas escolas de São Bernardo. “Além disso, estamos procurando criar ações específicas para o bairro Cooperativa”, comentou.

Durante a reunião plenária, Mauro Miaguti, diretor-titular do Departamento de Integração Regional (DIR) e do CIESP SBC, destacou o novo enfoque que o grupo de Responsabilidade Social da regional vem dando ao tema. “O novo time está dando cara nova ao assunto, um desafio que todos devem assumir em suas empresas”, observou.

Para o professor Luiz Carlos Merege, da FGV, o projeto do censo em SBC vai introduzir nas estatísticas nacionais informações sobre o 3º Setor, um conceito relativamente novo e com poucos estudos e pesquisas a respeito. “Em 1995, o Brasil contava com 276 mil organizações. Em 2003, este número já ultrapassava 300 mil”, disse.

Segundo ele, a conexão e capilaridade entre as organizações serão importantes para que os projetos sejam implementados. Merege acrescentou ainda que os dados do projeto, cuja previsão de término é sete meses, também serão importantes para a formulação de políticas públicas para as empresas que desejam investir na área social. “O censo será um guia para os investidores sociais e mostrará também o tamanho e potencial desse mercado de trabalho”, completou.

 

Agência Ciesp de Notícias