Ciesp Araçatuba estimula formação de APLs de móveis e confecções - CIESP

Ciesp Araçatuba estimula formação de APLs de móveis e confecções

Após um ano de estudos e reuniões com empresas de confecções e fabricantes de móveis, o Ciesp de Araçatuba anuncia a criação dos Arranjos Produtivos Locais para esses dois segmentos.

A governança dos APLs tem ainda, entre os membros, entidades como Sebrae, Senai, Sesi, Universidade Toledo e também participação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho.

O objetivo do grupo é a transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos aos próprios dirigentes industriais, e, numa segunda fase, agregar todo o staff, chegando principalmente ao “chão de fábrica”, para aprimorar processos e métodos e aumentar a produtividade. 

O Plano de Ação 2011/2012 será lançado oficialmente no dia 27/01, às 19h30, no auditório da Escola Senai Duque de Caxias. A Regional espera congregar 10 empresas do setor de móveis e 13 empresas do setor de confecções. Mas esses números podem ser ampliados.

Núcleo de Cosméticos em Franca
A Diretoria Regional do Ciesp em Franca também planeja a criação de um núcleo de cosméticos no município. O objetivo da entidade é agregar as indústrias em atividades que estimulem o desenvolvimento do setor na região. Para isso, a Regional vai realizar, no dia 27 de janeiro, a primeira reunião do grupo.

Entre as ações, os industriais consultados na fase de pesquisa para a criação do núcleo sugeriram a participação conjunta em feiras e eventos, cursos específicos para o setor, consórcios de exportação e, num futuro próximo, a compra compartilhada.

A exemplo do que ocorre no Polo de Cosméticos em Diadema, várias empresas poderão sugerir e se beneficiar do relacionamento com seus fornecedores e clientes.

Para as reuniões, deverão ser convidados fornecedores de matérias-primas, embalagens e serviços utilizados pela indústria. Em outro momento, profissionais que utilizam cosméticos em sua rotina de trabalho também receberão convites para integrar o grupo.

Agência Ciesp de Notícias