Ciesp Americana mobiliza empresários em discussão sobre reforma tributária - CIESP

Ciesp Americana mobiliza empresários em discussão sobre reforma tributária

Na próxima segunda-feira (21), a Diretoria Regional do Ciesp em Americana realiza palestra sobre a proposta de reforma tributária prevista na PEC 233, cujo relatório final deve ser apresentado e votado em agosto na Câmara dos Deputados. Na ocasião, o especialista Hélcio Honda, diretor titular do Departamento Jurídico da Fiesp, apresentará aos empresários as emendas propostas pelas entidades diante do projeto inicial do governo federal.

 
Para a diretora titular do Ciesp de Americana, Nilza Tavoloni, é necessário mobilizar toda a comunidade empresarial, que deve estar atenta à consistência do atual projeto para poder pleitear as alterações necessárias à PEC 233. “Os empresários aguardam há muito tempo uma proposta de reforma tributária. Portanto, este é o momento de estarmos prontos, se houver necessidade de apoiar a reforma no Congresso e no Senado em conformidade com o que foi proposto pela Fiesp, que são medidas absolutamente cabíveis e pertinentes”, ressaltou a diretora, que também é secretária de desenvolvimento econômico da região.
 
A proposta do governo federal altera vários dispositivos constitucionais para fazer ajustes na estrutura tributária, como, por exemplo, a adoção do IVA Federal – que prevê a junção dos impostos federais e a eliminação da cumulatividade –, o novo ICMS a ser cobrado no destino das mercadorias, e a desoneração da folha de pagamento.
 
Fiesp e Ciesp defendem três conceitos básicos no projeto de reforma: impedir o aumento da carga tributária; garantir a transparência das alíquotas – eliminando a cobrança de imposto sobre imposto – e assegurar a defesa dos direitos dos contribuintes. Um dos principais pontos defendidos é a neutralidade como princípio limitador da carga em relação ao PIB nacional.
 
O objetivo do encontro promovido pelo Ciesp com os associados em Americana é expor e discutir o projeto, visando oferecer emendas que atendam principalmente às demandas regionais. “O empresário desconhece a amplitude da reforma, e o que de fato esta proposta tem condições de reformar agora. O assunto é atual, oportuno e impacta diretamente o bolso do industrial, que precisa ouvir, entender e saber se posicionar”, reforçou Nilza Tavoloni.
 
O evento será aberto à imprensa.
 
Serviço
Apresentação da Proposta de Reforma Tributária Fiesp/Ciesp
Data: 21 de julho
Horário: das 8h30 às 11h
Local: Ciesp Americana
Rua do Marceneiro, 134 – Jd. Industrial Werner Plaas – Americana/SP
Confirmação de presença: ciesp@ciespamericana.com.br ou (19) 3478-1060, com Guilherme.
 
Agência Ciesp de Notícias
Mariana Ribeiro
17/07/2008