Câmara Ciesp/Fiesp realiza Dia da Arbitragem nos Estados Unidos - CIESP

Câmara Ciesp/Fiesp realiza Dia da Arbitragem nos Estados Unidos

A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp organiza em Nova York, no dia 17 de abril, o seu Dia da Arbitragem. O evento faz parte dos planos de internacionalização da Câmara e tem como objetivo compartilhar com juristas e empresários norte-americanos a experiência da entidade na resolução de conflitos comerciais internacionais.

“Queremos apresentar a evolução da arbitragem no Brasil e levar ao conhecimento dos usuários da arbitragem nos Estados Unidos que o Brasil se tornou uma sede segura e favorável à arbitragem”, explica Luís Alberto Salton Peretti, secretário-geral da Câmara Ciesp/Fiesp.

O evento tem início às 8h30 e segue até as 17h30, com painéis conduzidos por especialistas renomados na área, no New York International Arbitration Center – NYIAC. As apresentações destacarão a cultura da arbitragem no Brasil e no exterior e as tendências da arbitragem brasileira. Os palestrantes explicarão por que o Brasil hoje oferece um ambiente jurídico confiável para a resolução dos conflitos por arbitragem e como essa ferramenta aumenta a previsibilidade dos contratos internacionais e ajuda a reduzir os custos na contratação das partes estrangeiras.

“Nos últimos anos, aproximadamente 17% dos casos administrados pela Câmara Ciesp/ Fiesp envolviam ao menos uma parte domiciliada fora do Brasil. Como a Câmara também administra arbitragens em inglês, ela oferece ao empreendedor estrangeiro que se instala no Brasil (e para empresas brasileiras que investem fora do país) a possibilidade de resolver de forma rápida e eficiente eventuais desavenças contratuais, perante especialistas da confiança das partes e possivelmente sem a intervenção do Judiciário”, explica Peretti. Ainda segundo ele, isso demonstra que a arbitragem é reconhecida como uma escolha segura para os investidores que fazem negócios com o Brasil.

Recentemente, o volume de casos de arbitragem vem crescendo de forma contínua. Em 2016 e 2017, a Câmara Ciesp/Fiesp contabilizou 115 novos casos de arbitragem. Neste ano, a Câmara iniciou 9 novos casos. Estão entre os principais temas tratados: contratos empresariais nacionais e internacionais, disputas societárias (acordo de sócios, dissolução de sociedade, apuração de haveres), bem como disputas em projetos de construção civil e de infraestrutura.

 

Sobre a Câmara

Presidida pelos ministros aposentados e ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) Sydney Sanches e Ellen Gracie, a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp administra conciliações, mediações e arbitragens há 23 anos. A Câmara tem sido um importante instrumento para a solução de conflitos, com reflexos positivos para a sociedade e para os setores produtivos e conta com um quadro de árbitros e mediadores que inclui renomados juristas e ex-magistrados.

 

A arbitragem é um método extrajudicial de solução de controvérsias, em que as partes têm liberdade para escolher o julgador ou os julgadores que resolverão o conflito, pela inserção de uma cláusula compromissória em um contrato ou celebração de um compromisso arbitral após o surgimento do litígio. As partes também têm liberdade para escolher as regras aplicáveis e a instituição que administrará o conflito. Entre suas vantagens, além da possibilidade de julgamento por especialistas na matéria em discussão, estão a solução rápida e definitiva do conflito (em média, 18 meses) e a confidencialidade do procedimento.

Mais informações: http://www.cmasp.com.br