Brasil e Letônia vão fomentar negócios - CIESP

Brasil e Letônia vão fomentar negócios

Agência Ciesp de Notícias

O Ciesp e a Fiesp realizam, dia 11 de julho, a Rodada de Negócios Brasil-Letônia, que ocorrerá no âmbito do Encontro Empresarial Brasil-Letônia, e consistirá em reuniões individuais com empresários do país, representando os setores de: Alimentos, Biocombustíveis, Logística, Serviços eTelecomunicações. A programação começa às 10 horas, com presença do primeiro-ministro Valdis Dombrovskis em um seminário.

A Letônia, localizada no leste europeu, foi o país que mais sofreu com a crise financeira de 2008, com queda de 18% de seu Produto Interno Bruto (PIB). O processo de retomada do crescimento traz agora ao Brasil seu primeiro ministro e uma delegação de empresários interessados em promover a corrente de comércio entre os dois países.

Relações bilaterais

O comércio bilateral ainda é reduzido. O Brasil aparece em 71º lugar entre os parceiros da Letônia, enquanto ela ocupa a 131º posição no ranking brasileiro. Apesar de pequeno, no período de 2005 a 2010, o fluxo comercial apresentou crescimento médio de 27,5% ao ano, bem acima da taxa do Brasil com o mundo (15% ao ano).

A Fiesp mantém um histórico de relações com a Letônia desde 2007, quando recebeu a visita da ex-presidente, Vaira Vike-Freiberga, acompanhada de vários ministros. Em 2008 o embaixador da Letônia no Brasil, Artis Bertulis, foi recebido na entidade e, no ano passado, representantes da chancelaria e da Câmara de Comércio também se encontraram com diretores.

Além do encontro empresarial e das rodadas de negócios entre empresários dos dois países, haverá a assinatura de Memorando de Entendimento entre a Fiesp e a Câmara de Comércio e Indústria da Letônia, com a presença de seu vice-presidente, Normunds Bergs. O objetivo é promover intercâmbio de informações, ampliar os contatos e organizar missões comerciais.

Clique aqui para mais informações.

Horário do Encontro empresarial: 10 horas
Horário da Rodada de negócios: 15 horas
Local: Avenida Paulista 1313, 4º andar

Confira a programação:

10h – Credenciamento
10h30 – Abertura do seminário
10h55 – Panorama da Economia Brasileira
11h25 – O Desenvolvimento Econômico da Letônia
11h55 – O Sistema Tributário Brasileiro
12h25 – Encerramento, com a presença do vice-presidente da Fiesp, João Guilherme Sabino Ometto e do primeiro ministro da Letônia, Valdis Dombrovskis.