Atividade da indústria paulista cai 0,4% em outubro - CIESP

Atividade da indústria paulista cai 0,4% em outubro

 

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou queda de 0,4% em outubro sobre setembro, na série com ajuste sazonal. Sem o ajuste, o índice recuou 0,6% na comparação com o mês anterior.

No acumulado de 12 meses, o nível de atividade da indústria sem ajuste sazonal foi de 2%. De janeiro a outubro de 2011 o indicador acumula variação positiva de 1,7% em relação ao mesmo período de 2010, descontando o ajuste à sazonalidade.

Os números foram divulgados na tarde desta quarta-feira (30) pela Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) ficou estável, de 83,4% em setembro para 83,3% em outubro deste ano. Na leitura com ajuste sazonal, o componente ficou em 76,3% no mês passado contra 76,7% em setembro.

Dos setores avaliados pela pesquisa, destacam-se as perdas em:

· Fabricação de Máquinas, Aparelhos e Matérias Eletrônicos, com queda de 1,8% sobre setembro, em termos ajustados;

· Móveis e Indústrias Diversas, com variação negativa de 1,9% na leitura mensal livre de efeitos sazonais.

O indicador de Artigos de Borracha e Plástico apresentou variação positiva de 1,2%, com ajuste, na comparação com setembro.

Expectativa

A percepção dos empresários com relação ao cenário econômico no mês corrente, medida pelo Sensor Fiesp, caiu quase um ponto em novembro ante outubro e ficou estável em 47,7. Este é o pior Sensor, desde dezembro de 2010.

O item mercado despencou para 42,6 pontos ante 49,9 em outubro. O estoque ficou praticamente estável com 44,8 pontos em novembro versus 45,6 no mês anterior, sugerindo acomodação da produção. Vendas, assim como emprego, também apresentaram estabilidade. Já Investimento cresceu 3 pontos, saltando de 52,5 em outubro para 55,5 pontos em novembro.