Ações socioambientais das empresas ganham destaque
- Atualizado emO desenvolvimento de ações de sustentabilidade pelo setor produtivo ganhou destaque nesta quinta-feira (5), na programação da Semana Fiesp-Ciesp de Meio Ambiente 2008. A mesa-redonda "Ações socioambientais das empresas", comandada pelo presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social (Cores) da Fiesp, Paulo Renato Souza, contou com apresentação de casos de sucesso de indústrias que trabalham o tema há algum tempo.
“No final da década de 80, a Responsabilidade Socioambiental foi transferida para as empresas, por conta dos efeitos da lógica de mercado”, afirmou Eliane Belfort Mattos, diretora-titular do Cores da Fiesp e uma das debatedoras. Ela lembrou que na mesma época algumas empresas brasileiras deram início ao movimento de sustentabilidade, e que a Fiesp trabalha com o tema há pelo menos 16 anos. “O Cores tem como missão transmitir ao industrial paulista a Responsabilidade Social como ferramenta de gestão de negócios”, completa.
O membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp, André Saraiva, apresentou a experiência da Tamarana Metais, que há oito anos utilizou o Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada (PRAC), uma ferramenta de gestão ambiental, para desenvolver seu projeto. “As oportunidades nascem do comportamento legal das empresas”, destacou.
Com base em três pilares de gestão (governança corporativa, responsabilidade socioambiental e inovação), a Suzano Papel e Celulose conseguiu ser a primeira empresa do setor no mundo a receber a certificação ISO 14001, segundo informações do consultor da empresa e membro do Cores, Daniel Feffer. “Tenho refletido sobre como produzir mais com menos. Precisamos aprender a economizar pelo ser, e não pelo ter”, opinou.
Lucas Alves, para Agência Indusnet Fiesp