AÇÃO REGIONAL - CIESP

AÇÃO REGIONAL


Avaré abre ciclo de seminários da Semana da Micro e Pequena Indústria

 
A oferta de crédito para MPIs, a partir dos repasses do FAT e do BNDES, será um dos temas em debate no seminário Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria, promovido pela Fiesp e o Ciesp na noite desta quinta-feira (9), a partir das 19h, na Câmara Municipal de Avaré.


“O objetivo é apresentar as vantagens da utilização das linhas de repasse do BNDES e do FAT específicas a este público”, destaca Waldair Tonon, técnico do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da Fiesp, e um dos palestrantes do seminário.

 
Segundo Tonon, além do BNDES, os principais agentes financeiros também estão disponibilizando recursos próprios, já previstos no orçamento, e que não serão afetados pela crise. “O Banco do Brasil, por exemplo, deverá negociar R$ 35 bilhões neste ano em financiamentos nas linhas de capital de giro, investimento e comércio exterior, sem alterações nos prazos e taxas”, afirma.
 
Botucatu e Lençóis Paulista
O seminário, que será levado também a Botucatu (23/10) e Lençóis Paulista (27/11), integra a Semana da Micro e Pequena Indústria, evento que pretende replicar no interior paulista o III Congresso da Micro e Pequena Indústria, por meio das Diretorias Regionais do Ciesp.
 
O foco agora, porém, é nos temas de interesse da região. “No caso de Avaré, os empresários consideraram o acesso ao crédito e instrumentos para tecnologia e inovação como os mais importantes”, assinala Moacir Fernandes Filho, diretor-titular da Regional do Ciesp local.
 
Em Botucatu, o tema “Forças e Fraquezas nas Empresas Familiares” será apresentado pela consultora Maria Teresa Roscoe, da Fundação Dom Cabral.
 
Já em Lençóis, o ciclo de palestras será encerrado com dois painéis: “Ferramentas de Acesso ao Mercado Internacional” e “Instrumentos para Tecnologia e Inovação”, que serão apresentados por técnicos dos departamentos de comércio exterior e competitividade do Ciesp/Fiesp.
 
Serviço
Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa
Câmara Municipal da Estância Turística de Avaré
Av. Prefeito Misael Euphrásio Leal, 999
Data: 9 de outubro – das 19h às 21h30.
Vagas Limitadas. Informações Tel. 14 3732-0929
 
 
Agência Ciesp de Notícias
08/10/2008